Os dois têm muito em comum. São jovens, forasteiros e ousados. Em pouco tempo na cidade, já conquistaram prestígio político suficiente para ameaçar o poder da velha tradição que vem se mantendo desde a época de norte de Goiás. Os dois são os nomes mais prováveis na disputa de 2024, com chances reais de desbancar Josi Nunes (UB) e iniciar um novo ciclo político local.
Fortes e Torquato representam uma ameaça real ao projeto de reeleição da prefeita, herdeira da tradição política iniciada com o aviador Jacinto Nunes, considerado o maior líder político do município, que conquistou o poder em 1982, na avalanche do então PMDB de Iris Rezende que elegeu quase todos os prefeitos do norte de Goiás. Nunes executou uma gestão moderna e realizadora que fez de Gurupi uma das cidades mais desenvolvidas da região e seria responsável pelo surgimento do fenômeno João Cruz, o líder populista que foi quatro vezes prefeito da cidade e elegeu seu sucessor.
A prefeita Josi Nunes tem história de luta por Gurupi, como filha de Jacinto Nunes e também da ex-deputada Dolores Nunes. Foi deputada estadual, deputada federal e eleita prefeita em sua terceira tentativa. Em 2020, disputou a eleição com o suplente de deputado Gutierres Torquato, afilhado do então prefeito e hoje vice-governador Laurez Moreira (PDT), vencendo com uma diferença pequena, tendo recebido apoio decisivo do então governador Mauro Carlesse (Agir).
Na época, esse apoio ostensivo do então governador gerou reclamação na Justiça Eleitoral, que quase causou a cassação do mandato da prefeita. Posteriormente, o processo foi arquivado por falta de provas.
Como se observa, o tempo passou e o cenário mudou completamente. Torquato, que em 2020 era apenas um suplente de deputado, hoje é deputado eleito e seu padrinho político, que era prefeito na época, hoje é vice-governador. Enquanto Josi Nunes não conta mais com o apoio de peso do governador do Estado – Carlesse é hoje um político sem mandato e com direitos políticos suspensos. Seu apoio hoje pode ser decisivo para ser derrotada e não para vencer, como foi anteriormente.
Em 2024, quem tem condições de contar com o apoio do governador do Estado é o deputado Gutierres Torquato, que integra a base governista e cuja ascensão ao comando da prefeitura da maior cidade da região sul pode ser estratégica para os planos do vice-governador Laurez Moreira conquistar o Palácio Araguaia em 2026.
Goiano de Uruaçu, Torquato se considera gurupiense de coração. No município, viveu sua infância e juventude. Graduado em Fisioterapia e Direito, foi secretário das pastas de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Administração e de Saúde em Gurupi, na gestão do então prefeito Laurez Moreira. Em 2021, assumiu suplência na Assembleia Legislativa do Tocantins e, em 2022, foi eleito deputado estadual. Gutierres é uma “invenção” de Laurez, que deve bancá-lo mais uma vez na cidade.
Josi sabe muito bem o peso da máquina do Estado numa disputa municipal. À prefeita só resta uma opção: realizar uma ótima gestão para não depender de terceiros e, então, precisar somente do próprio desempenho para permanecer no poder.
Eduardo Fortes, que não é “bem” oposição, é uma ameaça importante aos governistas. Em 2020, foi candidato a vice de Torquato e consolidou sua liderança. Em 2022, disputou uma cadeira na Assembleia Legislativa e saiu praticamente eleito de Gurupi. Obteve lá mais de 10 mil dos 15 mil votos necessários para se eleger. O deputado é ligado ao agronegócio, especialmente ao grupo do empresário Osvaldo Stival, que tem ótima relação com o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB).
Fortes é paulista de São Joaquim da Barra, com diploma de médico veterinário. Veio para o Tocantins em 2009. Em 2016, foi eleito vereador de Gurupi e em 2018 disputou uma cadeira de deputado federal, tendo alcançado a suplência com uma votação histórica em Gurupi – obteve 11.566 votos, o que correspondeu a 31,17% do colégio eleitoral do município. Em 2022, repetiu a boa votação em Gurupi, o que o tornou um candidato interessante a qualquer cargo na cidade, tendo em vista as boas votações que tem conseguido. Fortes tem atuação destacada na área social – herdeiro do populismo de João Cruz, se apresenta como empreendedor inovador que se preocupa com os menos favorecidos.
Josi Nunes, Eduardo Fortes e Gutierres Torquato são alguns dos prováveis candidatos a prefeito de Gurupi em 2024 e indiscutivelmente os que têm maiores chances de vencer as eleições, tendo em vista as últimas votações que tiveram no município para os diferentes cargos que disputaram.
Josi se apresenta como herdeira da tradição de Jacinto Nunes, o homem que moldou o desenvolvimento de Gurupi, lá atrás, quando a cidade ainda era uma vila de beira de estrada que crescia de forma desorganizada; Torquato é um dos nomes que surgem com o choque de gestão aplicado pelo prefeito Laurez Moreira, que deu um toque de modernidade na “Capital da Amizade”, que hoje desponta como um importante polo da região sul do Estado; Eduardo Fortes é o empreendedor que representa o segmento do agronegócio, que tem muito peso na região.
Muitos outros nomes devem entrar na disputa, mas por enquanto, esses são os mais prováveis.