O Colégio Estadual Professora Ranulfa (CEPR), em Aurora do Tocantins, pertencente à Diretoria Regional de Arraias, inovou as práticas pedagógicas para o ano letivo de 2023 ao propor a produção de um informativo, o “Jornal Terceirão News: o foco da nossa Notícia é a Verdade”, aos alunos do terceiro ano do ensino médio. A iniciativa faz parte das atividades do Componente Curricular de Sociologia da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e busca proporcionar uma experiência de aprendizado atrativa e diferenciada aos estudantes.
O estudante do 3º ano do ensino médio, Deyvison Eduardo de Souza é o diretor e também o editor do informativo e conta um pouco mais sobre o processo de produção. “Este projeto foi proposto pela professora Iolanda, daí iniciamos a organização do jornal e a elaboração do primeiro exemplar. O jornal conta com 14 estudantes colaboradores e tem dentre os principais objetivos trazer informações sobre os acontecimentos da escola e publicar os artigos dos alunos”.
A professora de geografia e sociologia, Iolanda Ribeiro, idealizadora do projeto, explica a intenção da didática. “Proporcionar aos alunos momentos mais dinâmicos, de reflexão e aprendizado sobre as aulas de sociologia e a rotina da escola, utilizando a escrita para uso social. Nesse sentido sugeri a turma, durante uma roda de conversa sobre metodologias para as aulas, que desenvolvesse um jornal escolar que representasse a voz dos alunos e trouxesse temas do seu universo, assim como questões relevantes à comunidade escolar”. A educadora ainda ressalta que os alunos trabalham em equipes e são responsáveis por todas as etapas de elaboração do jornal, estimulando assim o protagonismo dos alunos.
A primeira edição circulou no início de fevereiro, consolidando a criação do 1º Jornal do CEPR, que tem dentre os objetivos checagem e compartilhamento de informações de interesse dos alunos e também da unidade escolar. De acordo com o assessor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da DRE de Arraias, professor Haroldo Silis, o jornal tem edições semanais e pode ser encontrado tanto na versão impressa, como na digital.
Para a Técnica do Currículo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas de Sociologia, da Secretaria de Estado da Educação, Deyze dos Anjos, trata-se de uma excelente iniciativa. “Parabenizo o protagonismo dos estudantes e também a professora Iolanda por mediar a aquisição de conhecimento, por meio desta brilhante iniciativa pedagógica, prestando o seu melhor enquanto profissional da rede estadual de educação”.
Processo de produção
Tudo se inicia nas editorias que procuram notícias que têm relação com seu tema e fornecem informações sobre a mesma, passando-as para a Diretoria de Redação. A Diretoria de Redação recebe essas informações e redige o texto que deverá ser publicado no jornal, logo após, a matéria é enviada para a Diretoria de Edição.
A Diretoria de Edição recebe as matérias produzidas pela Diretoria de redação e diagrama o jornal tanto para o formato impresso, como para o digital. O jornal pronto é remetido para a Supervisora de conteúdo, professora Iolanda, que analisa e realiza a revisão geral. Após a aprovação, o jornal é publicado nos grupos das turmas e também no Instagram da unidade escolar (@cepranulfa), além de ser anexado nos murais.
Departamentos de produção
O expediente do “Jornal Terceirão News: o foco da nossa Notícia é a Verdade”, é formado por Diretor-Geral; Diretor de Edição; Diretor de Jornalismo e Reportagem; Diretoria de Redação; Diretor de Editoriais; Editorial de Cultura; Editorial de Infraestrutura; Editorial de Meio Ambiente ; Editorial de Esportes; Editorial de Opinião Pública; Editorial Administrativo e Pedagógico; Editorial de Ciência e Tecnologia.
Consulte o Jornal Terceirão News Terceirão News – 4ª edição
Juliana Carneiro/Governo do Tocantins
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com