O Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) destinou R$ 2.265.762,33 para beneficiar 13 famílias, com recursos para aquisição de terras e projetos agrícolas no Tocantins. A expectativa é de que ainda este ano sejam aprovados mais 61 projetos para atender agricultores familiares tocantinenses.
Os projetos agrícolas aprovados beneficiaram: 1 família de agricultora no município de Barrolândia, 2 famílias no município de Nazaré do Tocantins e 10 famílias de agricultores no município de Santa Terezinha, para aquisição de terras e projetos voltados para bovinocultura leiteira e plantio de milho, feijão e mandioca.
Beneficiados
Ao ser beneficiado, o agricultor Antônio Dias Barbosa (Toin), no povoado Santo Expedito conta, entusiasmado, sobre suas expectativas de agora em diante. “É um sonho antigo sendo realizado. Agora, posso colocar em prática os projetos de produzir mandioca e fazer a farinha, criar minhas galinhas e gado de leite. Tudo vai mudar em nossas vidas”, ressalta.
Kaique Gomes Ribeiro, também do município de Nazaré do Tocantins, manifesta as mudanças que farão na sua vida e na comunidade rural, após receber o recurso do PNCF. “Esse recurso vai ser muito importante para nós. Sempre sonhei em ter o meu lugar para plantar e criar meus animais, estamos começando uma nova fase em nossa vida. Vamos produzir e prosperar”, conta.
De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente de Crédito Fundiário da Secretaria da Agricultura (Seagro), Marcos Monteiro, o Programa PNCF estava há mais de 10 anos bloqueado para contratações no Estado, mas agora retomou as atividades para atender os agricultores familiares sem acesso a terra ou com pouca terra para que possam comprar seu imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural. “A Secretaria de Estado da Agricultura auxilia no apoio, como informações e documentação necessária para que estes agricultores acessem estes recursos para melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais”, enfatiza.
Terra Brasil – PNCF
O Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma política pública do Governo Federal criada para que os agricultores familiares sem terra ou com pouca terra possam adquirir imóveis rurais, por meio de recursos do Fundo de Terras e da Reforma Agrária (FTRA).
O programa funciona como uma política complementar à reforma agrária, uma vez que permite a aquisição de áreas que não são passíveis de desapropriação, contribuindo com a redução da pobreza no meio rural, com desenvolvimento sustentável e com a melhoria da renda e da qualidade de vida dos agricultores familiares.
No Estado do Tocantins, é executado por força do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) – gestora do Programa – e pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), responsável pela operacionalização da Unidade Técnica Estadual do Crédito Fundiário (UTE-TO).
Edição: Alba Cobo
Revisão Textual: Marynne Juliate
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com