O governador Wanderlei Barbosa articulou nesta quarta-feira, 22, junto ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em Brasília, a federalização de trechos de rodovias no Tocantins e investimentos em infraestrutura. Dentre as obras prioritárias para garantir maior segurança na mobilidade da população e melhorar o tráfego para escoamento da produção agrícola, estão a construção da Transcolinas, interligando o Tocantins e o Pará; a recuperação do trecho da BR-010 entre Silvanópolis e a divisa do Maranhão; e a construção da ponte entre Filadélfia (TO) e Carolina (MA).
O encontro também serviu para estreitar relações entre o Tocantins e o Governo Federal para que os projetos sejam consolidados. “O encontro com o ministro Padilha foi importante para levantar as pautas em tramitação de interesse do Tocantins. Federalização de alguns trechos, habitação e financiamento para investimentos em nosso território”, afirmou o Governador.
“Em encontros como esse, reforçamos a importância da articulação política para o andamento das próximas etapas, que consolidam esses projetos”, disse o secretário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini.
O secretário de Planejamento e Orçamento do Tocantins, Sergislei Silva de Moura, destacou o papel do Tocantins no escoamento da produção e sua repercussão no cenário nacional. “Devido o corredor de transporte criado pela rodovia Norte e Sul é necessário criar ramificações de estradas recuperadas e pavimentadas, interligando os modais de transporte trazendo o desenvolvimento que uma boa estrutura logística pode gerar”, completou.
Além dos secretários de Estado, a audiência do governador Wanderlei Barbosa com o ministro Alexandre Padilha foi acompanhada pela senadora Dorinha e o deputado federal Ricardo Ayres.
Edição: Luiz Melchiades