Focado no compromisso de atender a população tocantinense usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma célere e com a qualidade que merece, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) finalizou março, com mais um balanço positivo na realização de cirurgias eletivas. Os dados da Central Estadual da Regulação (CER), atualizados em 3 de abril, mostram que no último mês, foram realizados 1.180 procedimentos, totalizando 3.263, nos três primeiros meses de 2023 (1.054 em fevereiro e 1.029 em janeiro).
A realização de cirurgias eletivas em todo o Estado, tem se mostrado a cada mês, como uma resposta rápida e eficaz do Governo do Tocantins, que tem realizado procedimentos nas unidades hospitalares geridas pela SES-TO, nos hospitais municipais conveniados e nos particulares contratados. “A agilidade no atendimento é uma determinação do governador Wanderlei Barbosa e temos trabalhado com três frentes de atendimentos, para que a população seja beneficiada o mais rápido possível com a cirurgia que precisa. Temos contado com o envolvimento de todas as nossas equipes e reafirmamos nosso compromisso de seguirmos com os incentivos para ampliar ainda mais o número de procedimentos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.
Quem atende diretamente o paciente nesse processo, relata a alegria em poder melhorar a vida de quem tanto espera, graças ao incentivo mencionado pelo gestor. “Esse apoio que estamos tendo da Secretaria, por meio dos materiais e insumos que precisamos, tem sido de suma importância no atendimento ao paciente, que recebe a solução do problema e melhora da qualidade de vida”, destacou o coordenador da área de cirurgia geral do Hospital Regional de Miracema do Tocantins, Diogo Paulo Severo.
Para quem é beneficiado, a satisfação é ainda maior, como contou a paciente Eva Pereira, de 54 anos. “Sou moradora de Araguatins e há certo tempo esperava por essa cirurgia de mastologia. No Hospital Regional de Augustinópolis fui bem atendida e não tenho o que reclamar, pois tudo me deixou bem satisfeita. Esta cirurgia me deu outra vida!”, expressou.
“Foi uma felicidade poder receber todo o atendimento de forma rápida no Hospital Regional de Miracema. Em dois meses consegui a consulta e agora no dia 29 de março consegui a minha cirurgia de colecistectomia. Só tenho a agradecer ao trabalho realizado por meio do SUS no Tocantins”, afirmou Milton Ferreira, morador de Aparecida do Rio Negro.
Cirurgias eletivas
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins atendeu 15.056 pessoas, com o intuito de reduzir o tempo de espera dos pacientes e dar resolutividade às demandas da Central Estadual de Regulação (CER). Destas, 1.176 foram atendidas ainda em 2021, 10.617 em 2022 e 3.263 em 2023.
Edição: Thâmara Cruvinel