Nesta quinta-feira (20) a Polícia Militar fez uma solenidade em Palmas para promover quase 650 militares e entregar medalhas de honra ao mérito. O evento é feito todos os anos e desta vez homenageou a dupla sertaneja Henrique & Juliano com a Medalha Tiradentes.
A Polícia Militar afirmou que a dupla é parceira de longa data e fez importantes contribuições, ajudando na reforma de estruturas, doação de um carro e materiais de higiene durante a pandemia, além de apoiar programa de combate às drogas. (Veja nota completa abaixo).
Ricelly Henrique Tavares Reis, o Henrique, é genro do comandante-geral da PM, coronel Márcio Barbosa. Ele também é irmão de Edson Alves dos Reis Junior, o Juliano. O pai da dupla, Edson Alves dos Reis, também recebeu a Medalha Tiradentes.
A dupla também foi procurada para comentar a homenagem, mas ainda não se manifestou.
Essa é a mais alta honraria da PM entregue às pessoas que colaboram com a instituição. A medalha é concedida a todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado ou, em especial, à corporação ou a seu interesse.
A homenagem foi entregue ainda para políticos como a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e o deputado Léo Barbosa (Republicanos), filho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Outros nomes que receberam a honraria foram o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto e o secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa, entre outros.
Quem pode receber
A Medalha Tiradentes foi criada pela Lei 242, de 17 de janeiro de 1991. Inicialmente, a honraria era a “a todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas, que tenham prestado serviços relevantes à Corporação ou do interesse desta”.
Desde 2012, a lei passou a vigorar com outra redação: “concedida a todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado ou, em especial, à Corporação ou no interesse desta.”
A polícia tem uma comissão permanente e deve ser feito um processo, sigiloso, para avaliar a vida pregressa, idoneidade moral e os serviços prestados à polícia.
Após o processo, a indicação das pessoas que vão receber a medalha é feita pelo Comandante-geral para o governador. A lei não traz nenhuma vedação à entrega da medalha para parentes, mas condiciona a comprovação da idoneidade moral e prestação de serviços relevantes à corporação ou do interesse desta.
Promoção de policiais
A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes, considerado o patrono das policias Militar e Civil. No evento o governador Wanderlei também concedeu promoção para 648 policiais por critério de escolha, antiguidade e merecimento.
O que diz a Polícia Militar
A Polícia Militar do Tocantins informa que a escolha dos agraciados com as medalhas é realizada de forma criteriosa por uma Comissão designada para este fim, de acordo com a Lei nº 22, de 17 de janeiro de 1991. A Comissão esclarece que a escolha dos agraciados, Henrique Tavares Reis e Edson Alves dos Reis Júnior, que formam a dupla sertaneja “Henrique e Juliano”, se deu em virtude das importantes contribuições prestadas à Polícia Militar do Tocantins, sendo parceiros de longa data.
Dentre as diversas contribuições, destacamos as reformas em variadas estruturas da Corporação, especialmente do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), além das recorrentes doações, entre elas uma viatura para o citado Batalhão, materiais de higiene utilizados durante a Pandemia de Covid – 19, que foram arrecadados durante as live’s dos cantores, e apoio ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), dentre outras ações.
Há de salientar ainda, a importância do apoio público de uma das maiores duplas musicais do país, cujo grande prestígio e influência social fortalecem a imagem da PMTO.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com