A eficácia das vacinas ficou comprovada ainda no século XVIII, quando o inglês Edward Jenner, desenvolveu um imunizante para a prevenção da varíola, doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. Por meio da descoberta da vacina, a enfermidade foi erradicada.
De lá para cá, muitas outras foram criadas: BCG, Febre Amarela, Influenza, Polivalente e outros nomes comuns para muitas pessoas. Elas representam uma proteção contra inúmeras doenças, disponível de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para adultos e crianças. `Para destacar a importância das vacinas e reforçar sua eficácia contra as doenças evitáveis, foi criado o Dia Mundial da Imunização, celebrado em todo dia 09 de junho.
Para o Secretário da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, Afonso Piva de Santana, “é preciso que a população tenha consciência da importância das vacinas. Elas estão disponíveis nas mais de 300 salas de imunização do Estado, de forma gratuita e são eficazes na prevenção de doenças em grande escala, pois tivemos o exemplo da Covid-19, que só teve o seu total controle quando a vacinação foi liberada para toda a população. A vacina reflete saúde, cuidado e possui relevância nos índices escolares, na segurança pública, no desenvolvimento da sociedade em geral. Vacinas salvam vidas!”.
Atualmente, o Tocantins possui 322 salas de vacinação e segundo dados Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), – Indicadores do Previne Brasil, de maio de 2023, está em primeiro lugar, entre os estados da região norte do País, em proporção de crianças de um ano de idade vacinadas. O índice do Estado é de 79%, para uma meta nacional de 95%. “a vacina é um dos grandes avanços da ciência, ela fortalece o sistema imunológico e estimulam a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos como os vírus e as bactérias e evita o adoecimento da população. A imunização é uma estratégia imprescindível para a saúde pública, ela evita epidemias e pandemias”, afirmou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.
Os dados atualizados da GI/SES-TO mostram que os índices vacinais de 2023 (atualizados até o dia 31 de maio) são: BCG: 86,79%, Rotavírus: 59,46%, Meningocócica C: 61,73%, Pentavalente: 63,35%, Pneumocócica: 63,89%, Febre Amarela: 54,36%, Tríplice Viral: 59,65% e Hepatite A: 64,60%.