Com a proposta de minimizar os impactos ambientais provocados pelo lixo hospitalar, a partir da redução dos resíduos e seu descarte adequado e garantir a segurança de profissionais e pacientes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) implantou o Plano de Gerenciamento dos Resíduos dos Serviço de Saúde (PGRSS) no Hospital de Regional de Dianópolis (HRD).
Durante a última semana foi realizada uma força tarefa para adequar a unidade hospitalar às especificações do PGRSS, com a realização de ações, identificação do abrigo externo de resíduos e orientações sobre o correto manejo dos resíduos gerados, envolvendo os profissionais de todas as áreas da unidade.
A analista de Gestão Ambiental da SES-TO, Daiane Alves, destacou a importância da implantação do plano. “Foi uma semana de grande avanço para a Gerência de Resíduos. Trabalhamos em parceria com uma equipe engajada e que realmente quer fazer a diferença na gestão do SUS. Isso é muito importante e nos traz a certeza de que essa ação fará muita diferença na vida da população de Dianópolis”.
A proposta do novo plano, além de minimizar os impactos ambientais provocados pelo lixo hospitalar, a partir da redução dos resíduos e seu descarte adequado, trará mais segurança para o ambiente de trabalho. “Vamos seguir trabalhando com esse foco, sermos referência em saúde e em contribuição com o meio ambiente. Todo processo tem como objetivo trazer melhorias para nosso processo de trabalho com descarte correto do lixo”, afirmou o diretor do HRD, André Cavalari.
Para o assistente administrativo do HRD, Enoquex Cordeiro dos Santos, a implantação do PGRSS representa o avanço que a saúde regional tem conquistado nos últimos meses. “Mais uma conquista para a Unidade naquilo que se refere às boas práticas de gestão de resíduos. Esse plano contribuirá de forma qualitativa para um ambiente mais seguro e com garantia aos servidores, pacientes e toda comunidade. Estamos muito felizes com mais essa conquista”.