Deputados estaduais participaram nesta terça-feira, dia 5, das discussões para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, em Pedro Afonso. O presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos) chegou ao local acompanhado do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), juntamente com os deputados Léo Barbosa (Republicanos), Olyntho Neto (Republicanos), Ivory de Lira (PCdoB), Cláudia Lélis (PV), Vilmar do Detran (SD) e Gutierres Torquato (PDT).
Em seu discurso, o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, reivindicou a construção da TO-010, que liga o município à capital Palmas. O governador Wanderlei Barbosa sinalizou que fará a construção dos trechos da rodovia que passa por Pedro Afonso e outros municípios da região. “O que estiver fora da reserva indígena será feito”, discursou o Governador.
Amélio Cayres reforçou que o Governo do Estado tem o apoio da Assembleia Legislativa para que essa obra seja feita. “Esse é um projeto que ao chegar à Assembleia os deputados irão apoiar por entender a representatividade dessa região para o Tocantins”.
Os deputados Ivory de Lira, Olyntho Neto e Cláudia Lélis também se pronunciaram declarando apoio à construção da rodovia.
Consulta púbica
Esta foi a 8ª consulta pública para a elaboração do PPA 2024-2027 e envolveu 13 municípios da região Nordeste do Tocantins. Além de Pedro Afonso, as discussões abrangeram os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Colmeia, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Guaraí, Itacajá, Pequizeiro, Recursolândia, Rio dos Bois, Santa Maria do Tocantins e Tupirama. O encontro foi realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho, centro de Pedro Afonso.
Em sua fala, Amélio Cayres destacou a importância de ouvir a população a fim de que a gestão pública possa elaborar políticas públicas eficientes para os próximos quatro anos. O PPA tem essa função, que é ouvir as demandas da população para que o Governo possa planejar as ações e projetos que irão ao encontro dessas necessidades.
As consultas públicas terminam neste mês de setembro. A próxima consulta pública será dia 12, em Novo Acordo, encerrando com a última consulta no próximo dia 15, em Palmas. É por meio do PPA que serão elaboradas as Leis Orçamentárias: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Todas precisam ser aprovadas pela Assembleia Legislativa.