Da redação
Na data de 22 de janeiro, o diretor do Instituto Recriar Vida, Ricardo Ribeirinha, acompanhado de uma equipe multidisciplinar, esteve visitando o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Coronel Peterson Queiroz de Ornelas, para iniciarem o planejamento do projeto de Fortalecimento Socioemocional através do Programa Escola de Formação em Cuidados Sociais – Escudos, em Palmas-Tocantins. Serão capacitados profissionais da rede de ensino pública, visando disseminação de conhecimento para a prevenção ao uso de drogas e álcool, além de ações nas áreas de vulnerabilidades sociais e prevenção ao bullying e suicídio.
Recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – Governo Federal destinado pelo Deputado Federal Carlos Henrique Gaguim
Os recursos foram adquiridos através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, no montante de R$ 325.841.00, através dos Termos de Fomento n° 942537/2023 e n° 71000.033458/2023-98, e beneficiará os membros da corporação, a comunidade escolar dos Colégios Esportivos Militares sobre responsabilidade dos Bombeiros Militares e os projetos sociais da corporação, como o Projeto Bombeiro Mirim, que atualmente atende centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social.
“Esta sempre foi a nossa responsabilidade”, afirma o Deputado Federal Carlos Henrique Gaguim. “É gente cuidando de gente, se fazendo necessário a capacitação de agentes públicos, melhorando ainda mais a qualidade na prestação de serviços educacionais e sociais que fortaleçam a sociedade.”
Instituto Recriar Vida
O Instituto Recriar Vida é parceiro do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, sendo destaque nacional em matérias divulgadas pelo próprio site do Governo Federal. O Instituto, além de CREDENCIADO junto ao referido Ministério, é dirigido por Ricardo Ribeirinha, sendo este capacitado pelo Escritório das Nações Unidas no Brasil (United Nations Office on Drugs and Crime-UNODC), seguindo rigorosamente o manual de ações contínuas de fortalecimento socioemocional e mitigação de riscos sociais no território nacional.
Lei n° 14.819 de janeiro de 2024
As ações serão todas planejadas e acompanhadas seguindo as orientações do Comandante-Geral, Coronel Ornelas, e por equipe multidisciplinar da própria instituição, com membros responsáveis pelas áreas de educação, assistência social e saúde dentro da corporação, com foco na política biopsicossocial. Bem como, atendendo à Lei n° 14.819/2024, sancionada pela Presidência da República, que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares, dando respaldo jurídico ao desenvolvimento de ações de saúde mental no âmbito escolar.