O Governo do Tocantins investiu mais de R$ 26 milhões para proporcionar uma melhoria na estrutura, no sistema e no atendimento na rede estadual e municipal de saúde, com repasses aos 139 municípios. O investimento está transformando a vida de quem mora no Tocantins e é atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).
“A saúde sempre foi uma prioridade da nossa gestão e não medimos esforços para que a população que depende do SUS, que em nosso Estado compreende mais de 90% da população, tenha suas necessidades atendidas de maneira rápida e com qualidade. Já estamos trabalhando com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, para que, no segundo semestre deste ano, possamos avançar ainda mais na entrega de estruturas e serviços”, declara o governador Wanderlei Barbosa.
No primeiro semestre de 2024, a paciente Sheyla Cristina Borges, de 37 anos, realizou cirurgias de correção de diástase, uma retirada de hérnia umbilical, duas epigástricas e a retirada da vesícula, pelo SUS. “Nos meus procedimentos, tudo foi muito tranquilo e fui bem amparada pela equipe do Hospital Geral de Palmas. Os profissionais sempre foram bem claros, não queriam apenas fazer todas as perguntas, mas esclarecer. Tanto antes do procedimento, quanto no durante e no após. O tratamento comigo foi bom, sempre tive esse acompanhamento. Eu me sinto muito feliz pelo privilégio de poder realizar esses procedimentos pelo SUS de forma gratuita e bem assistida”, assegura a paciente Sheyla Cristina Borges.
A paciente soma-se às 8.900 pessoas retiradas da fila de espera por uma cirurgia eletiva, de janeiro a junho de 2024, com as ações estratégicas do Governo do Tocantins, que segue com a produção nas unidades geridas pela SES-TO, por meio de convênios com os municípios e em contratos com hospitais privados. “É uma vitória. Tenho comorbidades, pressão alta, diabetes, então com a cirurgia bariátrica vou poder sanar um pouco esses problemas de saúde, que veio com ela, né, com a obesidade. Graças a Deus, finalmente chegou o meu dia”, comemorou a paciente Jocélia Conrado de Sousa, que passou pelo procedimento de cirurgia bariátrica no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e retomou o serviço no último semestre.
Assistência
O Governo do Tocantins abriu cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade de Paraíso do Tocantins, beneficiando mais de 100 mil habitantes residentes na região de saúde do Cantão. “Os leitos de UTI em Paraíso eram uma demanda antiga da população da região e uma forma estratégica de desafogar as demandas do Hospital Geral de Palmas, ao mesmo tempo em que garantimos a assistência dos pacientes, mais perto de seus familiares. Assim, proporcionamos mais qualidade de vida, conforto e bem-estar para quem utiliza o SUS, conforme nos determina o governador Wanderlei Barbosa”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.