Estreitar a relação entre a gestão da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP) e os policiais civis que estão na linha de frente, e ainda, fortalecer o compromisso de cada policial com a gestão, mostrando que hoje a Polícia Civil é uma só e tem como missão prover uma melhor segurança pública e um melhor atendimento à população. Esses são os objetivos das reuniões que o titular da SSP, Wlademir Costa, vem promovendo em cada regional da PC.
A reunião realizada na manhã desta terça-feira, 26, contou com a participação de mais de 50 policiais civis que integram o efetivo da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (1ª DRPC), de Araguatins, no extremo norte do Estado.
Na oportunidade, o gestor da pasta, que estava acompanhado do corregedor-geral da SSP, Wanderson Chaves, fez um breve relato sobre as ações que têm sido implantadas ao longo dos últimos meses e que têm trazido inúmeros benefícios aos policiais civis de todo o Estado. Em seguida, o secretário franqueou a palavra aos mais de 50 policiais civis presentes, dentre delegados, escrivães, agentes, peritos, papiloscopistas e agentes de necrotomia, que tiveram a oportunidade de manifestar suas demandas e pontuar as ações que podem contribuir para que que a estrutura operacional da 1ª Regional de Polícia Civil possa ser ainda mais forte.
O secretário ouviu todas as demandas trazidas, e em seguida, de forma clara, objetiva e serena, respondeu a todos os questionamentos levantados durante a reunião e se comprometeu a analisar todos os pleitos que demandam uma maior atenção. Ao mesmo tempo, o secretário teceu muitos elogios aos policiais, destacando as inúmeras prisões e apreensões que foram realizadas ao longo dos meses pelo efetivo da 1ª DRPC, de Araguatins.
Integração de Norte a Sul
Ao avaliar o encontro, o secretário Wlademir destacou seu contentamento em poder vir até Araguatins e ouvir in loco as demandas dos policiais civis que trabalham diariamente na regional, que comporta 17 municípios, e que está a mais de 600km da Capital, Palmas, sendo a regional mais distante.
“Nossa presença aqui hoje reforça o compromisso de nossa gestão em valorizar o servidor que está na ponta e, por isso estamos atentos para ouvir suas demandas, dicas e sugestões e problemas enfrentados durante o dia a dia da atividade policial e, nada melhor do que estar aqui e ouvir deles por meio desse diálogo franco e honesto o que precisa ser melhorado”, disse Wlademir.
O secretário também enfatizou que ações como a realizada hoje, em Araguatins, não só aproximam a administração da SSP com as equipes de toda a Polícia Civil, mas também trazem muitos benefícios para todos, uma vez que as demandas e problemas apresentados, passam a ser analisados na busca das soluções necessárias.
O titular da SSP relembrou que sua carreira de delegado da Polícia Civil do Tocantins, teve início em Araguatins, ainda no ano de 2011. “Impossível voltar aqui em Araguatins e não se emocionar, pois aqui foi o início de minha caminhada na PC-TO, muitas ações e trabalhos gratificantes foram realizados aqui, por isso sempre que retorno sinto orgulho e satisfação, pois essa foi minha primeira casa”, disse com orgulho o secretário.
Corregedoria mais perto do policial civil
No decorrer da reunião, o corregedor-geral Wanderson Chaves também fez uso da palavra e esclareceu uma série de dúvidas que ainda pairavam acerca das atribuições da Corregedoria-Geral. Ele reforçou o papel do órgão correicional na busca de uma polícia mais justa, unida e cidadã e destacou que o órgão está sempre à disposição de todos os policiais.
“O evento como um todo é muito importante, pois é a oportunidade que o secretário tem de apresentar os trabalhos que vêm sendo realizados pela pasta e, em especial, a Corregedoria teve a chance de esclarecer e tirar muitas dúvidas acerca de procedimentos da Corregedoria e se colocar à disposição. É assim que se constrói uma grande polícia, reunindo, trocando ideias, ouvindo demandas e fortalecendo a polícia do futuro”, disse o corregedor.
O delegado regional Teofabio Alves Siqueira ressaltou o discurso feito pelo corregedor-geral durante o evento. “Gostaria de enfatizar a fala do corregedor-geral da PC-TO quanto ao papel do órgão, que não é o de perseguir ninguém, mas sobretudo, o de orientar, e isso é de extrema importância, pois ele trouxe esclarecimentos valiosos que podem ser aplicados no dia a dia”, disse Teofabio.
Incentivo, aproximação e fortalecimento
Para o agente de polícia Carlos Pequeno de Oliveira, que atua na regional de Araguatins, a visita do secretário e do corregedor à 1ª DRPC é de extrema importância. “A vinda do secretário Wlademir e do Corregedor à nossa Delegacia Regional é motivo de alegria, pois percebemos que com essa atitude, o nosso secretário demonstra um olhar sensível às demandas que a ele apresentamos. Essa integração entre a cúpula da SSP e a base é algo muito positivo e que fortalecerá a nossa polícia civil”, disse o agente.
A agente de polícia Mariana Costa, da 2ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (2ª DEAMV), de Augustinópolis, destacou que ao tomar a iniciativa de vir até a base, o gestor da SSP, mostra que realmente se importa muito com o trabalho que os policiais civis desenvolvem e como esse trabalho pode ser melhorado.
“Encontros assim nos motivam a continuar a exercer nossa atividade policial, pois como ficamos muito distantes da capital, é importante que os gestores da SSP possam vir e ouvir nossas demandas. Assim, eventos como esse aproximam o policial da Secretaria e das demandas que o policial enfrenta em seu dia a dia”, pontuou Mariana.
O delegado regional Teofabio Alves Siqueira destacou que a iniciativa é de suma importância para todos, pois é possível elencar as demandas e dar o encaminhamento necessário aos problemas apontados. “É muito gratificante participar de um encontro como esse, que dentre outras coisas, até melhora a autoestima do servidor que se sente muito prestigiado com a presença do secretário aqui no extremo norte do Estado”, disse.
“É fundamental para os policiais civis e também para o pessoal administrativo, que atuam nas delegacias do interior do Estado, poder contar com a presença do secretário da Segurança Pública em nossa regional, para que possamos passar a ele nossas demandas e para que ele próprio possa averiguar as condições em que desenvolvemos nosso trabalho aqui”, finalizou a delegada-titular da 9ª Delegacia de Praia Norte, Daniela Caldas.
Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins