Encerra nesta sexta-feira, 21, o período de inscrição para quem deseja participar da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). As inscrições podem ser realizadas no site http://www.onee.org.br e podem participar estudantes matriculadas nas turmas do 8º e 9º anos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.
A olimpíada oferecerá 22 mil medalhas de ouro, prata e bronze e como forma de estímulo serão ofertados 200 notebooks para os estudantes que apresentaram excelente desempenho nas provas. Também serão concedidas, como forma especial de motivação, 34 bolsas de estudos no valor de até R$ 3 mil reais cada, para cursos livres. Essas serão destinadas aos estudantes que alcançarem as melhores classificações.
As provas serão realizadas no período de 24 a 29 de outubro, correspondendo a duas fases. Na primeira, acontecerão desafios em formato de games, e na segunda, questões objetivas sobre temas ligados a energia sustentável.
O objetivo é fortalecer a formação de professores pra a exploração das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionados aos objetos de conhecimento sobre energia elétrica e temas afins. E também estimular o conhecimento científico como ferramenta de transformação social e como campo para o desenvolvimento de soluções que estimulem a responsabilidade social e ambiental.
Curso formação para professores
Comissão oferecerá uma formação para professores dos municípios participantes no formato digital sobre eficiência energética, abordando conceitos de energia, geração de energia elétrica, histórico, desenvolvimento e eficiência energética dos sistemas produtores e consumidores de energia.
Para participar da formação será necessário fazer a inscrição para ter acesso ao sistema de curso. A formação será oferecida de forma gratuita e compreende três módulos distintos.
A olimpíada é um evento técnico científico organizado pelas concessionárias de energias elétricas, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee).
Edição: Thâmara Cruvinel
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com