Profissionais do Hemocentro de Araguaína (HEMARA) encerraram na sexta-feira, 21, o curso sobre primeiros socorros. Durante o encontro, os participantes foram orientados que os atendimentos de possíveis vítimas podem ser iniciados por qualquer pessoa e em qualquer situação, basta que tenham o conhecimento e as técnicas adequadas.
“Um momento de emergência pode acontecer em qualquer lugar. Pode ser um acidente, mal súbito e com qualquer pessoa. Os primeiros socorros são decisivos para salvamento da vítima e a Hemorrede do Tocantins preza que seus servidores estejam preparados, para que possam atuar em uma emergência, preservando a vida e dando condições até que o socorro chegue ao local”, destacou a gerente de gestão do HEMARA, Rivânia de Sousa Batista.
A enfermeira, Marlucia Vasconcelos Castro ressaltou que “o curso de primeiros socorros vem para preparar as equipes, para serem ainda mais atuantes nos serviços sobre as intervenções, imediatas e provisórias”.
“A importância da realização do treinamento é essencial a qualquer ambiente, onde tenha contato público. Ao ser instruída e capacitada, toda pessoa consegue ofertar atendimento numa situação de emergência até a chegada do suporte avançado do SAMU”, complementou a técnica de laboratório, Suzana Goncalves de Araújo.
O treinamento foi uma realização do HEMARA em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), ministrado pela facilitadora Ritiana Barbosa de Sousa.
Gláucia Mendes/Governo do Estado
Fotos: Divulgação SES-TO
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com