A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Tocantins ressalta que o Sistema de Informação para a Gestão do Cadastro Ambiental Rural do Tocantins (Sigcar) disponibilizará novas ferramentas, a partir da próxima segunda-feira, 31, para a Troca de Responsabilidade Técnica, bem como a Consulta do Andamento, que passarão a ser realizadas exclusivamente por meio da plataforma do sistema.
As opções do requerimento e da consulta estarão disponíveis no item Imóveis, do menu suspenso da página do Sigcar. O usuário deverá solicitar a troca, anexar o requerimento e demais documentos, em um único arquivo no formato .zip e acompanhar o andamento da solicitação na própria plataforma.
A diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Floresta da Semarh, Cristiane Peres, destaca que as novas ferramentas agregam maior segurança aos procedimentos, com o registro e o acesso direto do titular ou técnico responsável pelo sistema.
A engenheira ambiental e especialista em Georreferenciamento da Semarh, Thaiana Brunes, reitera o ganho na segurança do procedimento e ressalta que, a partir da disponibilização da nova ferramenta, os atendimentos de solicitações de troca de responsabilidade técnica por e-mail estarão suspensos.
Para esclarecer dúvidas ou orientações sobre procedimentos, o proprietário rural ou o responsável técnico pode entrar em contato pelo WhatsApp Sigcar (63) 99936-0079.
Sigcar-TO
O Sigcar é um sistema destinado a quatro grupos distintos: gestores públicos; técnicos (Autônomos e Órgãos Conveniados); proprietários; e instituições públicas e privadas.
Esse sistema tem o objetivo de receber o cadastro de propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal, das áreas de Preservação Permanente (APP) e das áreas destinadas ao uso da terra na escala do imóvel rural.
É um projeto baseado em geotecnologia de ponta, que garante agilidade, segurança digital e transparência para elaboração do CAR. A plataforma permanece disponível pelo endereço http://sigcar.semarh.to.gov.br/.
Edição: Caroline Spricigo
Revisão Textual: Marynne Juliate
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com