A cidade de Gurupi sedia nesta quinta, 10, e sexta-feira, 11, o 1º Fórum de Enfermagem de Urgência e Emergência do Tocantins, com atividades que acontecem na Universidade de Gurupi (Unirg) e no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha. O Fórum é promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) e Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
O evento, realizado gratuitamente, é voltado para profissionais que atuam nos setores e serviços de urgência e emergência de hospitais e unidades de saúde do Tocantins, além de estudantes de enfermagem de nível médio e superior.
A programação conta com oito minicursos no primeiro dia de evento, quinta-feira, 10, no campus da Unirg. A abertura oficial acontece também na quinta, porém, no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, a partir das 19h, com palestra do coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen, Eduardo Fernando.
No dia seguinte, sexta-feira, 11, as palestras e mesa redonda acontecem no Centro Cultural Mauro Cunha, a partir das 8h, com capacitação sobre diversos aspectos do atendimento de urgência e emergência, conduzida por especialistas que atuam no Tocantins, Distrito Federal, Roraima, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo.
O conselheiro regional Cassiano Milhomem, secretário do Coren-TO e um dos organizadores do Fórum, afirma que o evento representa um marco para o atendimento em urgência e emergência do Tocantins. “Esse Fórum é um resultado de um trabalho intenso de capacitação que estamos fazendo e que coloca o atendimento de enfermagem em urgência e emergência do Tocantins em outro patamar, com pessoas qualificadas para atender as ocorrências de saúde mais graves da população”, destaca.
A expectativa da organização do 1º Fórum de Enfermagem de Urgência e Emergência do Tocantins é de que pelo menos 300 pessoas participem do evento em Gurupi.
Ascom/Coren-TO
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com