Nesta quinta-feira, 10, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), prestigiou a cerimônia de posse do novo reitor e vice-reitora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), professores Augusto Rezende e Darlene Teixeira Castro. Na ocasião, o parlamentar também recebeu uma homenagem da Instituição pela contribuição e apoio ao desenvolvimento da Universidade como deputado e também chefe do Legislativo.
“É uma alegria voltar à Unitins e ver toda essa estrutura reformada, novos equipamentos sendo entregues, e aqui percebemos o reconhecimento do povo tocantinense e dos acadêmicos que votaram no Dr. Augusto e Dra. Darlene, em uma candidatura única e histórica. Mas o mais importante é a confiança que a Instituição adquiriu no Estado ao longo do tempo e demonstra o compromisso de ambos com a educação pública de qualidade”, afirmou Amélio Cayres.
O parlamentar também citou um dos atos assinados pelo governador Wanderlei Barbosa, que ordena a implantação de três novos polos do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado), na modalidade Ensino à Distância. “Com a ampliação do TO Graduado, chegamos a 20 municípios com polos da Universidade, mas eu gosto de desafios. Mesmo desafio quando eu assinei a MP [Medida Provisória] que levou a Unitins para Augustinópolis em um lugar onde os estudantes pobres não tinham condições de pagar faculdade particular, e outro desafio muito maior que foi levar o primeiro curso de Medicina da Unitins para o Bico do Papagaio”, declarou o chefe do Legislativo.
“Eu queria ter sido um dos mais de 90 mil diplomados da Unitins. Eu vendia leite de manhã e ia para escola de bicicleta à tarde, então só consegui concluir o ensino fundamental, mas Deus me deu a oportunidade de ajudar o povo para que mais pessoas possam ter o ensino superior”, frisou o parlamentar, que seguiu a fala explicando seu propósito para com a educação pública de qualidade.
“É o meu sonho ver filho de quebrador de coco, de pescador, se formando em Medicina na Unitins de Augustinópolis, assim como sonho ver tanta gente que veio de onde eu vim tendo a oportunidade que eu não tive. Hoje temos 20 [polos], mas temos o propósito de melhorar, precisamos levar curso superior para os 139 municípios. Enquanto deputado eu sempre trabalhei para ajudar nesse propósito e, hoje, como presidente da Casa de Leis continuarei lutando por isso, com o apoio do governador”, finalizou.
Atos do Governo
O governador Wanderlei Barbosa formalizou a posse dos reitores, inaugurou a reforma da sede administrativa da Unitins, entregou um novo ônibus para a Universidade e assinou ordem de estudo para implantação de novos cursos presenciais e ampliação do TO Graduado para Xambioá, Campos Lindos e Arapoema. “Foi citado aqui pelo reitor Augusto Rezende, que atualmente temos um crescimento de 2000 alunos para mais de 4000 alunos. E isso agrada muito o Governo do Estado. Nós queremos e vamos continuar fazendo investimento no ensino superior, levando a educação de qualidade a todos os cantos do Estado, realizando a descentralização”, conferiu o governador.
O reitor Augusto Rezende agradeceu a parceria do Governo e da Assembleia Legislativa, junto ao ensino superior. “Nós acreditamos que o fruto dessa aprovação de 96.8% nas eleições é reflexo do trabalho que foi desenvolvido nestes últimos cinco anos. Na ampliação de alunos, na melhoria da estrutura e principalmente no atendimento aos desejos da comunidade acadêmica da Unitins”, completou.