A Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) realiza, até dia 24 de outubro, a 1ª Exposição de Geologia e Mineração do Estado do Tocantins, no Capim Dourado Shopping, em Palmas. A mostra teve início na sexta-feira, 14, e consiste na exibição de um acervo geológico de rochas, minerais e fósseis de ocorrência estadual e nacional. As peças inéditas foram cedidas à Ameto por colecionadores e pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) e Agência Nacional de Mineração (ANM).
O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme da Silva, visitou o espaço e destacou a importância do evento para o Estado. “A exposição tem uma representação muito forte que mostra o nosso potencial e, sobretudo, que o recurso mineral que existe no Tocantins, com vários tipos de formação rochosas, vem a gerar oportunidade de desenvolvimento, tal como tem sido em algumas cidades que já evoluíram bastante. Queremos que as pessoas conheçam isso e, principalmente, as empresas, para que venham investir no Estado”, declarou.
O presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), José Aníbal Lamattina, também ressaltou como a exposição pode despertar a classe empresarial para alavancar investimentos no setor minerário. “Com certeza o evento é um atrativo para que empresários possam ver as potencialidades no Tocantins e em todo país. Essa é mais uma posição do nosso governador do Estado, Wanderlei Barbosa, que se preocupa com as riquezas do Estado e que o setor caminhe com sustentabilidade, gerando emprego e renda, e, garantindo mais dignidade e mais esperança para o povo tocantinense” disse.
Esteve presente na abertura da mostra, o presidente da Agência Estadual de Metrologia, Avaliação de Conformidade, Inovação e Tecnologia (AEM), Anderson Luiz Justino Martins, que ponderou como a realização do evento pela Ameto é positiva para o público geral e para o Tocantins. “Com a exposição as pessoas ficam sabendo mais sobre a nossa mineração, o que estamos produzindo e o que nós temos para oferecer aos investidores. O nosso Estado está com o governador Wanderlei Barbosa trazendo inovações e mostrando aquilo de melhor que podemos revelar para o mundo e a mineração é um dos setores que podem trazer e garantir investimentos. Parabéns à Agência de Mineração”, destacou.
Também visitou a exposição o vice-presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Ruberval França, que ressaltou como a exposição contribui para chamar a atenção dos jovens para formação em áreas que atendam o setor minerário. “O Tocantins é um estado extremamente promissor que tem uma cadeia produtiva que abrange vários segmentos e, dentre eles, a mineração que, em pouco tempo, será referência no âmbito minerário no Brasil. E a Ameto nesta mostra apresenta um pouco do potencial do Estado, trazendo diversos tipos de rochas e minerais. Isso é importante, inclusive, para incentivar nossa juventude que precisa ter emprego e atender ao setor que precisa de mão de obra qualificada”.
A Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins (Sefaz) também marcou presença na abertura do evento por meio de seu representante, o superintendente da Administração Tributária, Luís Carlos Leal, que destacou a parceria da Sefaz com a Ameto e como a mostra contribui com outros setores, inclusive a Sefaz. “A exposição é de suma importância, principalmente, no que tange a Secretaria da Fazenda, porque nós também temos o interesse em saber o potencial do Estado, uma vez que trabalhamos com tributação e mineral é sujeito a recolhimento, sendo uma das fontes principais que nós temos, assim como o agronegócio. A exposição atende aos técnicos que têm o interesse específico e a sociedade em si que não tem esse contato de outras maneiras”, pontuou.
Representando a Polícia Militar do Tocantins, esteve presente na exposição o subcomandante do Batalhão Ambiental, major Geraldo Magela Azevedo Silva Júnior, que comentou sobre o evento. “De suma importância a propositura da Ameto, tendo em vista seu trabalho e, principalmente, a sociedade tocantinense que conhecerá mais o trabalho que tem sido desenvolvido e possa saber sobre os minerais existentes aqui no nosso Estado, que sabemos ser rico e que tem muito a contribuir com o país e com o desenvolvimento”.
O presidente da Ameto, Mauro Mota, agradeceu a presença de todos e afirmou que este é apenas o primeiro passo para colocar a mineração como força motriz do desenvolvimento do Estado. “A mineração é uma atividade que garante ganhos estratégicos ao Governo do Tocantins, nos diversos campos sociais, como geração de emprego e renda, no setor financeiro com a tributação que pode ser investido no Tocantins e com expansão dos investimentos já instalados. Nosso objetivo é colocar o Tocantins no mapa da mineração do Brasil, mas também mostrar à sociedade a diversidade e importância do setor e que podemos crescer sem prejuízos para o futuro de nossos filhos”, finalizou.