Em homenagem ao Dia do Papiloscopista, a ser comemorado no próximo dia 05, a diretoria do Instituto de Identificação organizou um café da manhã para os servidores nesta sexta-feira, 03, na sede do instituto em Palmas.
A data não poderia passar batido, segundo a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Tonon. “Temos que comemorar mesmo. A nossa profissão é muito apaixonante e importante, é algo que individualiza as pessoas.”, ressaltou Elaine, que ainda agradeceu o esforço e dedicação dos profissionais da papiloscopia.
“Destaco aqui o ilustre trabalho dos papiloscopistas que tanto contribuem para a cidadania dos tocantinenses.”, elogiou a Superintendente da Polícia Científica do Tocantins, Aldenis Cavalcante. A superintendente ainda aproveitou para destacar o momento harmonioso que a Polícia Científica vive. “A Polícia Civil é uma engrenagem, uma peça só funciona com a ajuda da outra. Cada um tem a sua importância e o seu valor. Por isso muito me alegra dizer que hoje temos uma família aqui.”, completou.
Para o secretário da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Wlademir Costa, os papiloscopistas são fundamentais para a garantia da segurança do Estado. “Vocês têm prestado um trabalho relevante em mais de cem municípios tocantinenses. Não só emitem RG ou fazem identificação criminal. É um trabalho que traz cidadania para as pessoas”, enfatizou. Wlademir ainda destacou o empenho da gestão para o fortalecimento do Instituto de Identificação, que só no ano de 2022 entregou 27 Núcleos de Identificação. Ao todo já são 112 Núcleos descentralizados por todo o Estado.
O deputado estadual e policial civil, Moisemar Marinho, presete no evento, demonstrou sua satisfação em participar da homenagem. “Sinto-me honrado por fazer parte deste momento. Os papiloscopistas são profissionais essenciais para a segurança do nosso estado. Sintam-se abraçados por mim e saibam que agora na Assembleia Legislativa vocês têm um amigo. Contem comigo!”, reforçou.
Homenagens
Em agradecimento aos serviços prestados em apoio aos profissionais da papiloscopia, a diretora Elaine Tonon entregou algumas lembranças ao secretário da SSP-TO, Wlademir Costa, à superintendente da Polícia Científica, Aldênis Cavalcante, ao deputado estadual e policial civil Moisemar Marinho, ao tesoureiro do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol), Jean Silveira, ao presidente do Sindicato de Peritos Oficiais do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca, e a ex-diretora do Instituto de Identificação, Naídes César, que deixou o cargo recentemente.
Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins