As câmeras de segurança de uma loja de joias localizada na quadra 104 sul, no centro de Palmas, flagraram o momento exato em que um homem conseguiu invadir o comércio, vasculhar e levar diversas mercadorias. Tudo isso aconteceu em plena luz do dia, por volta das 12h40 de domingo (25).
A dona da loja Suami Freitas Matos só percebeu a invasão na segunda-feira (26) pela manhã, quando viu que havia sumido produtos. “Ele entrou dentro da loja quebrando o vidro com uma pedra e levando as mercadorias mais caras, como dá para perceber no vídeo. Ele está até olhando os preços” , explicou a comerciante.
O furto foi registrado por três ângulos diferentes. Na entrada da loja, a câmera mostra o momento que ele chega, usando uma máscara cirúrgica. Com uma pedra na mão, o homem analisa a porta e consegue entrar. Já dentro do comércio, observa para ver se realmente não tem ninguém e começa a pegar as peças que estão expostas. Depois vai para o caixa e escolhe os equipamentos para furtar. Segundo Suami, o prejuízo é de cerca de R$ 20 mil.
Entre os objetos levado pelo suspeito estão peças em prata e semijoias folheadas a ouro, além de um computador. “É a minha ferramenta de trabalho. Eu estou agora sem sistema porque eu estava criando os códigos da minha mercadoria. Ele levou esse computador e teve todo esse prejuízo, de perder tempo, perder dinheiro, deixar de fazer algumas coisas para poder trabalhar e vem um meliante fazer isso”, reclamou.
Suami disse que registrou boletim de ocorrência e que a perícia esteve no local, mas que suspeito do furto ainda não foi preso.
Ela também reclama da falta de segurança da região central de Palmas. “Ele não respeitou as câmeras, não se importou de ser filmado. Tem a filmagem da frente, dos estoque de mercadoria e também do caixa. Ele está sendo filmando em três dimensões e não se preocupou porque sabe que se ele vai preso, o Código penal é fácil de burlar. A pessoa vai ser solta logo”, lamentou a comerciante.
Resposta sobre insegurança
Sobre a reclamação de falta de segurança da comerciante, a Polícia Militar (PM) informou que além dos patrulhamentos, empregou mais militares para reforço ao policiamento. O objetivo é evitar a prática de crimes na capital.
A PM informou que não foi acionada para atender o caso, mas explicou que vem tomando medidas para ‘reforçar o policiamento ostensivo e preventivo na região’, abordando pessoas e veículos em atitudes suspeitas e realizando uma Ronda Comercial.
Por fim, a corporação deu dicas para evitar crimes de furto, garantir o trancamento de portas e janelas, com grades ou cadeados. Em caso de perceber alguma pessoa em atitude suspeita, a população pode acionar a PM através do 190. No caso de ser vítima de algum crime, como aconteceu com a comerciante Suami, é preciso também registrar a ocorrência na Polícia Civil.
➡️ Veja outras notícias no tocantinsurgente.com