O carro fumacê chega à cidade de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, nesta segunda-feira (13). O equipamento é uma forma de combater o mosquito aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikungunya. O pedido pelo carro foi feito pela prefeitura no início de janeiro.
No somatório das três doenças, a cidade já registrou mais de 700 casos somente este ano. Reconhecendo a epidemia dessas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso do Tocantins elaborou, no início deste mês, plano de ação para combater as doenças. Dentre as ações, estão a limpeza de terrenos baldios, recolhimento de pneus, inspeções de imóveis e eliminação de focos.
Além disso, também foi realizada a instalação de armadilhas para identificar o mosquito Aedes Aegypti. O secretário municipal de saúde, Arllérico André, alerta sobre a importância dos cuidados da população em casa. “quero pedir um apoio da comunidade quanto à eliminação dos focos dentro das suas residências, tendo em vista que após esse mapeamento foi identificado que 80% dos focos estão nas residências”, complementa.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com