A Casa de Apoio Vera Lúcia, gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), iniciou 2023 atendendo mais de 2,5 mil pessoas em janeiro. A instituição oferece hospedagem e alimentação para pessoas do interior e outros estados, que utilizam os serviços dos hospitais públicos estaduais de Palmas.
Em 2022, foram realizados 19.130 atendimentos.
A instituição recebe aprovação do público alvo pelos serviços ofertados, como mostram os depoimentos que seguem: “O acolhimento na Casa de Apoio é um grande exemplo de empatia. Sou grata pela existência desse lugar, que muito tem me ajudado em um momento pontual da minha vida”, afirmou Jockebed Rodrigues, hóspede na instituição. “A direção, a equipe, todos estão de parabéns”, frisou.
Também beneficiada com os serviços prestados na Casa de Apoio, Domingas Leandro de Souza Rodrigues, de Alvorada, na região sul do Estado, afirma que seria muito complicado se não tivesse a Casa de Apoio. “Nos acolhe, oferecendo conforto e alimentação de excelente qualidade. A equipe é muito boa e aqui podemos fazer o tratamento de saúde completo”.
“A gente vem de longe e encontra aqui um lugar acolhedor para ficar e concluir o tratamento de saúde. O atendimento é muito bom, temos refeições e apoio para realizar exames, além de outros serviços ofertados”, elogiou Valdirene Caetano, da cidade de Confresa em Mato Grosso.
“O acolhimento na Casa é muito bom, eu também só tenho a agradecer”, afirmou Jandira Fontana, que mora no Pará e está em tratamento em Palmas.
A gerente da instituição, Elisangela Sardinha, destaca que a equipe é especializada, consciente da situação de vulnerabilidade pela qual passam os beneficiários do serviço, disponibilizado pelo Governo do Tocantins, e que a instituição prima pela qualidade no acolhimento dos hóspedes. “Temos conhecimento da situação, sabemos que estão passando por momentos difíceis, longe de suas cidades e do convívio diário com parentes e amigos, como também da dificuldade em arcar com despesas de hospedagem e alimentação”, afirmou. “Estamos cuidando de pessoas, vindo dos municípios tocantinenses e até de outros estados, que passam por triagem nos hospitais públicos estaduais de Palmas, que precisam dar continuidade em tratamentos da saúde. Atendendo a demanda dos hospitais, comprovada a vulnerabilidade social e tendo vaga na Casa, os que precisam ficam hospedados na instituição”, informa a gerente.
Como acessar o serviço
Os hóspedes são pacientes dos hospitais públicos de Palmas, Hospital Geral, Maternidade Dona Regina e Hospital Infantil. A triagem e o encaminhamento para hospedagem são realizados pelas assistentes sociais, nos hospitais citados.
Estrutura
A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.
Localização
A instituição está localizada a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos de saúde.
Edição: Thâmara Cruvinel
Revisão Textual: Marynne Juliate
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com