Autoridades em Washington e Seul haviam alertado há meses que o líder norte-coreano Kim Jong Un estaria se preparando para realizar outro teste nuclear.
A Coreia do Norte lançou um míssil balístico não identificado no Mar do Japão na noite deste sábado (manhã de domingo no horário local), pouco depois de um porta-aviões dos EUA chegar à região para manobras, disseram militares sul-coreanos. O lançamento ocorre em meio a relatos de que Pyongyang está se preparando para lançar um míssil balístico de um submarino.
“A Coreia do Norte disparou um míssil balístico não identificado”, disse o Estado-Maior Conjunto de Seul, sem fornecer mais detalhes.
A guarda costeira japonesa também confirmou o possível lançamento de míssil, citando informações do Ministério da Defesa de Tóquio, e pediu aos navios na área que permaneçam vigilantes.
“Navios, por favor, estejam atentos a novas informações e se virem objetos estranhos, por favor, não se aproximem deles e informem a guarda costeira”, disse a agência.
A televisão pública japonesa disse que o objeto parecia ter caído fora da zona de exclusão econômica do Japão. Na sexta-feira, o porta-aviões USS Ronald Reagan, movido a energia nuclear, e os navios de seu grupo de ataque atracaram no porto de Busan, no sul, como parte de um esforço de Seul para intensificar a cooperação militar com Washington.
O USS Reagan realizará exercícios conjuntos este mês na costa leste da Coreia do Sul. Os Estados Unidos e a Coreia do Sul são aliados históricos e realizaram inúmeros exercícios militares conjuntos, que definem como defensivos, mas Pyongyang os considera ensaios para uma invasão.
Autoridades em Washington e Seul alertam há meses que o líder norte-coreano Kim Jong Un está se preparando para realizar outro teste nuclear. Em maio, o Norte disparou um míssil balístico de curto alcance de Sinpo, o maior estaleiro naval da Coreia do Norte.
O regime isolado realizou seis testes nucleares desde 2006. O último e mais poderoso foi em 2017, que segundo Pyongyang foi uma bomba de hidrogênio com potência estimada em 250 quilotons.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com