O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins iniciou na manhã desta quinta-feira, 9, um curso inédito na área de Vistoria Técnica, viabilizado por meio do Comando de Atividades Técnicas (CAT) do CBMTO. O 1º Curso de Vistoria Técnica (CVT-2023) conta com 60 alunos inscritos de todas as unidades da corporação. São 290 horas de carga horária e duração de três meses. No mês de março os militares participarão das aulas na modalidade de Ensino a Distância (EAD), e nos meses de abril e maio as aulas serão presenciais, em Palmas.
O objetivo é preparar e habilitar oficiais e praças bombeiros militares ao exercício do serviço de atividade técnica de Segurança Contra Incêndio e Emergências (SCIE), com base nas normas técnicas, de acordo com as obrigações previstas na Constituição Estadual, na Lei de Organização Básica do CBMTO, no Código de Segurança Contra Incêndios e Emergências, bem como no cumprimento da Lei Federal nº 13.425 (Lei Kiss).
O coordenador do curso, capitão Lázaro Nogueira da Silva, explica que a Lei Federal nº 13.425 (Lei Kiss) reforça a importância de cursos específicos voltado para a prevenção e combate a incêndio para os oficiais e praças integrantes dos setores técnicos e de fiscalização dos Corpos de Bombeiros Militares, visando mais segurança para a população. “Mais especificamente, o curso visa capacitar os bombeiros militares para atuarem nas vistorias de sistemas de SCIE, com padronização, visão técnica, ética e profissional para melhor atender à crescente demanda da sociedade tocantinense por esses serviços”, frisou.
O comandante de Atividades Técnicas do CBMTO, tenente-coronel Thiago Franco Santana, ressalta que a realização deste curso faz parte do desenvolvimento dos SCIE no Tocantins. “Estamos buscando o aprimoramento técnico-profissional e padronização das atividades de forma que haja maior eficácia e celeridade nos processos de regularização das empresas, agilizando assim sua abertura e funcionamento”, explicou.
O Serviço de Segurança Contra Incêndio e Emergência no Estado do Tocantins (SCIE) é executado desde 1995 quando foi estabelecida a primeira sessão de serviços técnicos em Palmas, uma área que exclusivamente é de responsabilidade do CBMTO conforme a Constituição Estadual. Esse serviço envolve a análise de aprovação de projetos, o protocolo de atendimento ao público, que hoje é feito de forma digital, colocando o Tocantins como um Estado inovador ao disponibilizar este serviço informatizado no Brasil. O CBMTO também realiza a vistoria, que é a conferência in loco da edificação, na área de risco, nos eventos temporários, na execução correta das medidas de segurança para garantir a real segurança contra incêndio e energia da população.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com