Uma parceria entre Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), abriu 500 vagas em cursos de Inglês e Espanhol para trabalhadores do setor do turismo no Tocantins.
As vagas estão disponíveis para guias de turismo com carteirinha ou certificado do CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo); condutores que possuem formação ou atuação em Unidades de Conservação; estudantes devidamente matriculados no curso de turismo; e profissionais que atuam na cadeia produtiva do turismo.
Para o secretário de Turismo, Hercy Filho, o convênio vem ao encontro das demandas do Tocantins, que recebe turistas de todo Brasil e vários países. “Esse convênio é de suma importância para a promoção do turismo no Estado, uma vez que o aprendizado dos idiomas de inglês e espanhol desempenha papel fundamental no segmento”, destacou acrescentando que o turismo é um setor altamente competitivo e globalizado, onde a boa comunicação com os visitantes estrangeiros torna-se uma experiência positiva e acolhedora”, afirma o gestor.
As inscrições estão abertas até o dia dois de julho, e o resultado dos selecionados será divulgado dia sete de julho. Os cursos serão ministrados à distância (EaD), no período de agosto a dezembro de 2023, de forma totalmente gratuita.
Vagas
No total, são ofertadas 300 vagas para o curso de inglês e 200 para o curso de espanhol. Para se inscrever, acesse o link formulário de inscrição https://seletivo.ifto.edu.br/ead20232/, preencha o formulário e anexe os documentos solicitados em formato PDF. A relação dos documentos está no subitem 3.7 do edital.
Após a data limite, sete de julho, será realizada a matrícula dos aprovados. Os candidatos matriculados receberão, no e-mail cadastrado a notificação de matrícula contendo o comprovante e as informações para o primeiro acesso ao Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e ao Moodle – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) onde serão ministradas as aulas.
Os candidatos devem observar as exigências em relação à escolaridade mínima, que varia de acordo com o perfil de cada candidato. A descrição completa está no subitem 1.6 do edital.