Na manhã desta quarta-feira, o deputado federal Carlos Gaguim recebeu em mãos o ofício de solicitação para que esteja presente na cerimônia que lhe homenageará com o título de mais alta honraria que uma universidade pode conceder a alguém: o doutor honoris causa. Gaguim recebeu o ofício diretamente das mãos de Muniz Araújo Pereira, que atualmente é membro do corpo editorial da Revista Multidebates (ISSN: 2594-4568), diretor geral da Faculdade ITOP e ex-conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Tocantins – CEE/TO, no Colegiado 2019-2021. Segundo Muniz, esse título é concedido a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. E ele vê no deputado federal Carlos Gaguim um político empenhado que trabalha por diversas causas importantes com muita responsabilidade e compromisso, por isso será homenageado.
Gaguim começou sua carreira em movimentos sindicais e já passou por diversos cargos públicos, sendo eleito por três vezes consecutivas como deputado federal. Além disso, possui uma vasta formação acadêmica, com cursos de administração de empresas, pós-graduação em políticas públicas e soberania nacional, políticas públicas de meio ambiente, e estudos de política e estratégia pelo CEPE e ADESG, em Palmas, TO.
Ao longo de sua trajetória, também participou de atividades sindicais representativas de classe associativas e conselhos, como diretor administrativo do STIUEG, presidente do Parlamento Amazônico, membro do Conselho Regional de Administração TO e do Conselho Fiscal da União dos Legislativos Estaduais – Unale.
Com todo esse histórico de dedicação e comprometimento com a sociedade, o deputado federal Carlos Gaguim será homenageado com o título de doutor honoris causa, a mais alta honraria concedida pela universidade, em reconhecimento à sua contribuição à cultura, à educação e à humanidade.