O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo (Sectur), realizou nesta segunda-feira, 21, na sede da pasta, uma homenagem em alusão ao Dia do Artesão. Para celebrar a data, a Sectur, por meio da Superintendência de Cultura, reuniu alguns representantes da categoria para prestar homenagem e lembrar a importância desses profissionais para a cultura e o turismo do Estado. O Dia Artesão é celebrado em 19 de março, Dia de São José, mas em virtude de a data ter ocorrido no sábado, as homenagens foram transferidas para esta segunda-feira.
O evento contou com a participação de 15 artesãos representantes de vários segmentos da categoria que trouxeram algumas peças de artesanatos confeccionados com tipologias extraídas do Cerrado tocantinense, a exemplo do capim-dourado, da madeira, de sementes, das palhas e do artesanato indígena.
Aos 97 anos, prestes a completar 98, seu José Fernandes Neves, considerado um dos artesãos mais antigos do Estado, veio exclusivamente da cidade histórica de Porto Nacional para participar da cerimônia de celebração do Dia do Artesão. Ele, desde criança, trabalha com artesanato na confecção de peças como móveis de buriti, cestarias e artigos de decoração, tudo feito de forma sustentável. “Eu me sinto uma pessoa realizada e feliz por tudo que já fiz e por ajudar as pessoas repassando tudo que aprendi”, enfatiza.
Para a artesã de capim-dourado, proveniente da região do Jalapão, Durvalina de Souza, que atua há 36 anos na atividade, confeccionando peças como bolsas, artigos de decoração e biojoias, a data é de grande valor para o reconhecimento dos profissionais e da arte de transformar matéria-prima em artesanato. “Esse dia é importante, porque demonstra que somos reconhecidos. Eu vivo do artesanato, contar com apoio do governo ajuda a levar nossa arte para as feiras nacionais e internacionais de artesanato. Estou muito feliz!”, comemora.
O artesão dos tambores do Tocantins e músico, Marcelo Bello, apresentou uma performance musical utilizando instrumentos feitos de barro como tambor e roncador. “Esse é um momento de celebrar essa data importante para todos nós, onde recebemos reconhecimento e valorização por parte do Estado”, destacou Bello.
De acordo com o superintendente de Cultura da Sectur, Relmivan Milhomem, os artesãos têm grande importância quando expressam o próprio povo pela sua arte.
“Visando valorizar toda a cadeia artística e cultural, o Governo do Tocantins tem desenvolvido ações que buscam fomentar o trabalho dos artesãos, criando condições para que eles possam ultrapassar fronteiras, por meio da participação em eventos do Estado, além de feiras nacionais e no exterior”, explica Relmivan Milhomem.
Ainda de acordo com superintendente de Cultura, várias ações são desenvolvidas em apoio aos artesãos como auxílio logístico para participação de eventos e divulgação. Ele lembrou também que outros incentivos ocorrem como o projeto da Sexta Cultural, editais para participação em feiras de artesanato; Festival dos Festivais; edital Dona Miúda, Carteira do Artesão, dentre outros.
Na oportunidade, o secretário da Sectur, Hercy Filho, parabenizou os artesãos e fez um balanço das ações do governo que contribuem para fortalecer toda a cadeia do artesanato e que valorizam os profissionais que tiram da arte o sustento familiar e contribuem para formação da identidade cultural do Tocantins. “O governador Wanderlei Barbosa compreende a importância de fomentar toda a cadeia cultural. Nesse sentido, a arte na sua expressão é inigualável na música, no teatro, na pintura, no artesanato, dentre outros. Esses segmentos são de suma importância na formação da identidade cultural”, considera o secretário.
Durante o evento, o secretário realizou a entrega da Carteira do Artesão que garante, aos profissionais, a formalização da atividade, possibilitando uma série de benefícios a exemplo do acesso às linhas de crédito, emissão de nota fiscal, além possibilitar a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; e a participação em oficinas e cursos de artesanato, dentre outros.
Fonte: SECOM/TO