No início da manhã desta sexta-feira, 11, três startups que expuseram no Pavilhão do Desenvolvimento Regional de Gurupi, durante a realização da 8 Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, visitaram a sede da Secretaria da Indústria Comércio e Serviços (Sics) para apresentar seus projetos à representantes da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Secretaria da Agricultura (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).
A primeira apresentação ficou sob a responsabilidade da professora Karla Regina Gama, da Gama Tecnologia Assistiva. Essa startup desenvolve um trabalho de assistência aos portadores do espectro autista e capacitação de profissionais da área da saúde e da educação para o atendimento destes.
“Estou muito emocionada, tudo está acontecendo muito rápido e perceber que há interesse do Governo do Estado para que esse projeto alcance um maior número de profissionais me deixa muito confiante de que os portadores do espectro autista avançarão mais um pouco no processo de inclusão social”, afirmou a professora.
Na sequência, Nina de Souza, acompanhada do intérprete de libras Fernando Cruz, apresentou o projeto do Instituto Amigos dos Surdos (Instimas). Nina é deficiente auditiva e a idéia do projeto surgiu quando seu esposo, Fernando, percebeu a dificuldade dos surdos em serem atendidos nos diversos estabelecimentos comerciais, de ensino, de saúde, dentre outras.
“Nossa expectativa é conseguir causar um impacto social para a comunidade surda e o nosso projeto visa isso quando se trata de atendimento nas instituições públicas, quando os surdos precisam buscar os serviços públicos eles esbarram na acessibilidade comunicacional, então se nosso produto atingir o objetivo de proporcionar isso aos surdos já estamos muito felizes. A expectativa é grande, tivemos a oportunidade de ter contato com a Secretaria de Saúde e da Educação, além de outros órgãos. Estamos muito felizes com a oportunidade que a Sics nos deu de apresentar e lançar esse projeto para todo o Estado”, finalizou Fernando.
A última apresentação ficou sob a responsabilidade da professora Suzana Cristine, da Nova Planta, a startup vem desenvolvendo um trabalho inovador de produção de mudas frutíferas adaptadas para os diferentes ambientes da região norte do país, além de mudas ornamentais in vitro que já são exportadas.
“Estamos com a expectativa de abrir muitas portas após essa reunião, precisamos desse apoio para nos introduzir no mercado agrícola do Tocantins, estamos na região sul e nosso estado é muito grande, não conseguimos divulgar adequadamente e a parceria com o Governo é muito importante porque é através dela que vamos conseguir atingir as diferentes regiões do Tocantins”, explicou a professora.
Para o secretário da Educação, Fábio Vaz, as startups demonstraram ter um nível de maturidade avançado, o que traz muita segurança para o Estado.
“O momento é maravilhoso, tivemos a oportunidade de ter contato com o desenvolvimento dentro do Tocantins, e o que está sendo proposto pela Sics é apresentar esse potencial que o Estado tem e que vem ao encontro das necessidades do próprio estado. A oportunidade de conhecer pessoas que estão voltadas pra o ensino inclusivo, principalmente na questão do autismo, é fantástica, temos dificuldade na formação dos nossos profissionais e às vezes é preciso buscar isso fora do Tocantins, pudemos ver que tem pessoas estudando, se aperfeiçoando, com métodos extremamente eficazes que podem suprir as necessidades. Tão importante quanto o autismo, há também a questão das libras que é uma realidade hoje, nós temos uma comunidade de surdos crescente, muitas pessoas que precisam estar inseridas no mercado de trabalho, na questão social, dentro dos ambientes públicos e essa oportunidade que a Sics nos proporcionou hoje foi fantástica, estou muito feliz de ter vindo participar, de ter conhecido essas startups e com certeza nós vamos aproveitar esses conhecimentos com esses profissionais para que as duas empresas possam emprestar serviço para o Estado e a Seduc tem muito interesse”, disse o secretário.
A representante da secretaria da Saúde, Eliane Inácio, ressaltou a importância de projetos como esses para a melhoria nos atendimentos da área da saúde.
“Ficamos extremamente empolgados com as apresentações, acreditamos que é algo que tem como contribuir bastante para a saúde, acreditamos que é algo que podemos implementar na saúde e vamos trabalhar nesse sentido”, explicou.
Representando a Secretaria da Agricultura (Seagro), o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, José Américo Vasconcelos, falou sobre a relevância da produção das mudas adaptadas para a região e da necessidade de interação entre as secretarias.
“É muito importante que todas as instituições públicas e privadas detenham essa interação do conhecimento do que cada um está fazendo. Aqui nós tivemos três startups apresentando projetos de grande relevância para quatro secretarias, isso é primordial para o desenvolvimento do nosso Estado ”, afirmou o diretor.
Para o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Kim Gomides, a proposta da startup é muito oportuna, a produção de mudas para alimentação atende uma demanda já existente que é atendida por produtores de fora do Tocantins.
“Esse projeto da Nova Planta é muito interessante porque ele resolve um problema básico de várias culturas no Estado que é a semente de qualidade. Ele é estratégico dentro da estrutura da formação de um agro sustentável e tem o viés produtivo com foco em variedades e tecnologias agregadas que podem fomentar e desenvolver a cadeia de maneira inteligente, suprindo as nossas agroindústrias com matéria prima e sustentabilidade. É muito importante priorizar esse tipo de iniciativa porque além de gerar emprego e renda, estamos agregando um valor de qualidade nos materiais genéticos a disposição do nosso produtor no Tocantins”, lembrou o diretor.
O representante da Sics, Carlos Humberto Lima, destacou a importância do Pavilhão do Desenvolvimento Regional para que as pequenas empresas consigam ser vistas, ter acesso ao apoio do Governo, com foco no desenvolvimento regional, gerando emprego e renda nas diversas regiões do Tocantins.
“Fico muito satisfeito quando vejo resultados como esse, conquistados através do Pavilhão do Desenvolvimento Regional, que é um dos projetos contemplado pelo Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Tocantins (Pics). Nossa principal missão é estimular o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, apoiar a execução desses projetos com ações estratégicas que fomentem essas iniciativas nos farão alcançar os resultados que esperamos”, afirmou o secretário.
Estiveram presentes também na reunião acompanhando as apresentações, a coordenadora do Inova Gurupi e do Centro de Desenvolvimento Regional Sul, Adriana Terra, e o Chefe de Gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins, Gilberto Santos.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com