Na manhã deste sábado, 26, a Casa Militar em parceria com o Governo do Tocantins, realizou o 2º Passeio Ciclístico pelo Fim da Violência Contra a Mulher, com objetivo principal o fortalecimento do debate sobre o tema, integrando as instituições e fomentando as políticas públicas nesse desafio nacional que é o enfrentamento da violência contra a mulher, buscando trabalhar de forma conjunta ações e campanhas, desenvolvendo ferramentas de combate, levando conscientização e informação para a sociedade em geral para a diminuição da taxa de feminicídio no estado e uma mudança positiva nos participantes do evento e da sociedade como um todo.
Para a delegada Suzana Fleury Orsine, titular da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (1ª Deam), de Palmas, é de grande importância essa iniciativa para chamar a atenção da população para a causa do combate á violência contra a mulher. “É necessário que a mulher em situação de violência saiba que ela não está sozinha, que há uma rede de proteção, composta por várias entidades que darão apoio a ela, quando ela fizer a denúncia e romper o ciclo da violência. Todos são responsáveis pela integridade e pela vida das mulheres em situação de violência”
A defensora pública do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher – NUDEM, senhora Silvânia Barbosa de Oliveira Pimentel, ressaltou que “ações que tenham como pauta o combate à violência contra a mulher são muito importantes, pois precisamos envolver toda comunidade no sentido de conscientizarmos de que a violência contra a mulher não pode ser “normalizada” pela sociedade, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero”.
“Eventos como este nos auxiliam diretamente na prevenção e na conscientização da população na luta contra a violência contra a mulher. Apoiar e participar desses eventos é fundamental para a Patrulha Maria da Penha e de toda sociedade” ressaltou a capitã Flávia Roberta Pereira de Oliveira, comandante da Patrulha Maria da Penha, em Palmas.
Segundo o secretário executivo da Casa Militar, tenente coronel De Souza, o evento superou as expectativas e alcançou os objetivos de integrar as instituições públicas e privadas, fomentando o debate das políticas públicas voltadas para mulheres, mobilizando e conscientizando a sociedade no enfrentamento desse desafio nacional.
Sobre o Evento
O passeio teve adesão da comunidade com a participação de aproximadamente 300 participantes os quais contribuíram com a doação de alimentos não perecíveis que foram doados para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Instituição 8 de Março.
Na chegada ao Clube dos Oficiais, local de encerramento do passeio, os participantes foram recepcionados com mudas de árvores nativas do cerrado doadas pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas e uma deliciosa mesa de frutas.
O evento contou com o apoio da Polícia Militar do Estado do Tocantins, através da Patrulha Maria da Penha e do 1º BPM, e também do Corpo de Bombeiros Militar.
Fonte: ASCOM Casa Militar/TO