O governador reeleito do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou, em entrevista à CNN neste sábado (5), que espera que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defenda o “interesse dos brasileiros” durante sua participação na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27).
“Que ele possa compreender essa agenda, e acredito que ele compreenda, e que vá lá para defender o interesse dos brasileiros”, afirmou. Na avaliação do governador, esse interesse estaria na preservação do meio ambiente.
Mendes fez a ressalva de que os demais países devem ser equilibrados com as pautas discutidas, sem impor “a nós algo que eles, de longe, não estão fazendo”.
“Os países ricos, que são os grandes emissores de carbono, eles deixaram de cumprir muito daquilo que eles pactuaram com os países emergentes e com o próprio planeta. Nós temos que reconhecer que esse esforço para conter a emissão de carbono e, com isso, reduzir as mudanças climáticas, é um esforço que todos temos que fazer”, disse.
O chefe do Executivo estadual estará na COP entre os dias 14 e 17. A comitiva de Lula também tem previsão de ir ao Egito, onde será realizado o evento, no próximo dia 14.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com