Durante a 286ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO), realizada nesta quinta-feira, 10, no auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, em Palmas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apresentou o aumento nos investimentos na saúde tocantinense em 2022, em comparação ao ano de 2021.
O crescimento foi apresentado pela superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Noleto, no Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) do 2° quadrimestre de 2022. “Neste relatório, é possível verificar que, em comparação ao ano de 2021, houve um crescimento de 29% de investimento na saúde do Estado. Além disso, o Tocantins melhorou o índice de caixa, ou seja, o pagamento aos fornecedores”, afirmou a técnica, acrescentando que “o documento ficará à disposição, no site oficial da Secretaria, para que o cidadão possa consultar as informações pertinentes”.
Avanços da saúde
Entre os avanços da saúde tocantinense, destacados no relatório, está a ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em 2022, foram implantados 131 novos leitos.
Já nos procedimentos cirúrgicos, de 1° de janeiro a 31 de agosto de 2022, foram realizadas 5.294 cirurgias eletivas nas unidades hospitalares estaduais e municipais, 90% das cirurgias da rede do SUS do Estado do Tocantins. Atualmente, são mais de 9 mil procedimentos, entre 20 de outubro de 2021 e 4 de novembro de 2022.
Outro avanço registrado no SUS tocantinense foi o início da análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) de amostras de citopatológicos em meio líquido, que são os exames preventivos de câncer de colo de útero a 54 municípios.
Representantes
“Para nós, Secretaria, estar presente nestas reuniões é de extrema relevância para avançarmos juntos em prol da saúde dos tocantinenses. E reiteramos que sempre estamos à disposição para o trabalho em conjunto”, afirmou o secretário-executivo da SES-TO, Luciano Lima Costa.
Também estiveram presentes: o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício; o superintendente Estadual do Ministério da Saúde do Ministério da saúde no Tocantins (SEMS/TO), Luscleide Nazareno Mota; a presidente da Comissão da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Maria Roseli de Almeida Pery; e o promotor de Justiça da área da Saúde, Thiago Ribeiro.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com