Na manhã da última quinta-feira, 13, o secretário executivo da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Milton Neris, acompanhado da equipe técnica da secretaria, se reuniu com o diretor geral do campus de Dianópolis do Instituto Federal do Tocantins (Ifto), professor Pietro Lopes Rêgo.
Na oportunidade, a comitiva ouviu as demandas apresentadas pelo Ifto que solicitou o apoio da Secretaria para estruturar agroindústrias no município.
De acordo com o professor Pietro Lopes Rêgo, as agroindústrias atenderão as demandas do Projeto de Irrigação Manoel Alves, sendo uma para produção de artefatos de polímeros a partir da reciclagem de embalagens de agrodefensivos, outra para produção de banana chip, doces e polpas de frutas e a última para processamento dos dejetos do sistema de produção pecuária, transformado-os em adubo orgânico. “Precisamos do apoio do Governo do Estado para estruturar essas agroindústrias. Atualmente as frutas não classificadas para comercialização atingem a marca de 15% da produção do Projeto de Fruticultura Irrigada Manoel Alves, um desperdício muito grande. Também vemos a necessidade de dar um destino sustentável aos dejetos do sistema de produção pecuária, como as fezes de gado, suínos e aves”, explicou.
De acordo com Milton Neris, encontros como esses são significativos para promover uma atuação integrada entre Governo e setor produtivo. “A reunião foi muito proveitosa. Saímos daqui hoje com algumas idéias, vamos trabalhar para colocá-las em execução. Projetos que trabalham a melhoria do setor produtivo são sempre bem vindos e vêm ao encontro à missão da nossa secretaria, de promover o desenvolvimento econômico em todo o Estado”, finalizou.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com