Para despertar o interesse dos estudantes pela produção textual de gêneros diversos, o Colégio Cristo Rei, de Pedro Afonso, e o jornal Centro Norte Notícias, promoveram a 6ª edição do concurso de redação: Educação e Jornalismo. A premiação dos vencedores ocorreu nesta sexta-feira, 21 de outubro.
O concurso, que não era realizado há dois anos em virtude da pandemia da covid-19, contou com 298 inscritos. As redações foram produzidas pelos estudantes do Ensino Médio nos gêneros narração, memórias e dissertação.
Os autores dos melhores textos foram premiados com notebooks. A vencedora na modalidade dissertação foi Amanda Vieira, que cursa a 3ª série do ensino médio. Para ela, a produção de textos é uma atividade prazerosa e transformadora. “O concurso é a antecipação do gosto de passar em um vestibular. Escrever é uma oportunidade de mudar a vida, tanto a nossa como a de quem nos circunda”, informou.
O professor Marcos André, um dos idealizadores do certame, destacou a relevância do concurso para o desenvolvimento dos educandos. “Vejo esse concurso como uma forma de incentivar os estudantes a buscarem progredir no aprendizado e de transformar suas vidas”, pontuou. Visão compartilhada pelo diretor regional de Educação de Pedro Afonso, Neurisvaldo Amorim. “Hoje, estamos assistindo a escola ser, de fato, palco de transformações. São alunos construindo realidades melhores”, disse.
Conforme o jornalista e editor-chefe do Centro Norte Notícias, Fred Alves, nas seis edições do concurso, promovidas com parcerias públicas e privadas, já foram inscritas mais de 2 mil redações. “Essa iniciativa me deixa extremamente feliz, porque nos possibilita incentivar os alunos a mergulharem na prática da escrita”, pontuou.
Confira a lista dos vencedores
Narração
1° lugar: Ana Luísa Bezerra Pinheiro
2° lugar: Nicolly Alves Nunes
3° lugar: Elayne Rocha Pinto
Memórias
1° lugar: Thayane Aires Lopes
2° lugar: Gabriele Portilho Vieira
3° lugar: Kauê Vinícius Ramos
Dissertação
1° lugar: Amanda Silva Vieira
2° lugar: Ilda Nicolle Lucas de Oliveira
3° lugar: Luiz Filipe Cavalcante