O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Márcio Silveira, e a vice-presidente da Fundação, Germana Pires, receberam nessa segunda-feira, 19, a secretária da Mulher, Berenice Barbosa, para tratar de planos para o desenvolvimento de editais voltados aos assuntos da mulher, além da construção de um observatório de pesquisa.
A secretária da Mulher, Berenice Barbosa, destacou a busca por uma construção de ações embasadas e estratégicas voltadas a mulher. “Buscamos a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins com o objetivo de dialogar sobre a possibilidade da implantação do observatório que terá como objetivo construir uma base de dados através das instituições e mapear o serviço de atendimento à violência contra as mulheres, potencializar a construção de uma rede de promoção e atendimento. Termos um portfólio de ações e promover o acesso e transparência dos dados e, conseqüentemente, subsidiar a formulação de políticas públicas”, ressaltou a gestora.
O observatório dá base para a formulação de políticas públicas de forma inteligente, eficiente e com mais rapidez e, por isso, Márcio Silveira, apontou o direcionamento de construção de um observatório geral do Estado.
“A preocupação da secretária Berenice é muito pertinente, sobretudo importante e estratégica, pois o Estado ter um observatório é fundamental, não só para a secretaria das mulheres, mas para todas às áreas. Esse observatório é importante para Tocantins inteiro e nós vamos trabalhar numa proposta de uma edital para o Estado, que vai reunir vários profissionais, de vários matizes que vão elaborar uma proposta de observatório de reconhecimento e inovação para o estado do Tocantins em todas as áreas,” avaliou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa.
“Durante a nossa reunião, também discutimos a criação de novos editais para as mulheres. No Tocantins existe uma gama de cientistas que trabalha com estudo da mulher e é importante a execução de editais na área. Nós acertamos [a secretária e a Fundação, através da minha pessoa] preparar novos editais para pesquisas que alimentarão os dados do observatório, ” pontuou Márcio Silveira.
O observatório é importante, pois potencializa a investigação, a socialização da informação e do conhecimento e permite a construção de políticas públicas. Essa gama de informações levantadas no observatório será disponibilizada para o setor público, para o empresário e para toda a sociedade.