Para melhorar a acessibilidade da população rural de Piraquê em pontos críticos de estradas vicinais municipais o Governo do Tocantins investiu R$ 221.935,02 na construção de uma ponte de concreto armado com extensão de 20 metros, sobre o Córrego Capela. Desse montante, cerca de R$ 92,8 mil foram referentes às vigas da estrutura.
A obra é de responsabilidade da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), e faz parte do remanescente do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), que foi finalizado com o Banco Mundial, em dezembro de 2021.
A nova ponte traz um grande benefício para os produtores e pecuaristas da zona rural onde foi construída. “Trocamos a ponte velha de madeira, em péssimas condições, por uma ponte de concreto. Estamos propiciando o desenvolvimento para essa parcela da população, as comunidades rurais”, afirma o engenheiro fiscal da obra, Gilvamar Moreira.
O objetivo da obra é contribuir para a melhoria da competitividade e integração regional, promovendo a inclusão social e sustentabilidade ambiental, além de fomentar e melhorar a eficácia do transporte rodoviário e a eficiência dos serviços públicos em apoio ao desenvolvimento integrado e territorialmente equilibrado do Estado.
Segundo o secretário da Infraestrutura e presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues, agora que a ponte ficou pronta o Governo do Tocantins fará a entrega à Prefeitura Municipal de Piraquê e à população daquele município. “A comunidade de Piraquê solicitou a obra e o Governo a executou. Estamos levando condições de trafegabilidade e de escoamento da produção familiar e do agronegócio. É o desenvolvimento chegando na zona rural de nossos municípios”, declara o secretário.