Os funcionários públicos estaduais do Tocantins terão ponto facultativo na próxima sexta-feira (28), quando é comemorado o Dia do Servidor Público. A informação foi anunciada pelo governo nesta quarta-feira (26) e será publicada no Diário Oficial.
A data não é feriado nacional, mas estados e municípios costumam dar ponto facultativo suspendendo o atendimento nas repartições públicas, exceto as que desempenham atividades essenciais.
Neste ano a maioria dos estados resolveram antecipar ou adiar a comemoração para evitar um feriadão no fim de semana do segundo turno da eleição. O entendimento é de que isso poderia aumentar o índice de abstenção na votação.
Ao decretar o ponto facultativo, o governo do Tocantins não mencionou nenhum tipo de motivação ligada às eleições. Na semana passada o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) manifestou, publicamente, apoio a Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela reeleição.
Em nota oficial, o governador afirmou que a data é para celebrar conquistas e reconhecer o mérito dos servidores públicos. “O Estado vem executando um trabalho excelente em vários setores e isso é mérito de profissionais qualificados e comprometidos com o serviço público, nada mais justo do que destinar esse dia ao nosso corpo profissional”, disse.
O ponto facultativo se aplica aos serviços essenciais como saúde e segurança. Serviços de policiamento, atendimento móvel de urgência e hospitais, por exemplo, funcionarão normalmente.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com