Procedimentos foram viabilizados graças à contratação de profissionais e compra de equipamentos pelo Governo do Estado
Procedimentos foram viabilizados graças à contratação de profissionais e compra de equipamentos pelo Governo do Estado
O Governo do Tocantins segue ampliando os serviços de saúde na região Norte do Estado. Após entrega de 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a realização de diversas cirurgias de alta complexidade, o Hospital Regional de Augustinóplis (HRAUG) passa a ofertar procedimentos de colonoscopia. O serviço iniciou-se no sábado, 15.
Segundo a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchoa, “com investimentos em pessoal e compra de equipamentos de ponta, podemos ofertar este procedimento à população Bico do Papagaio. Retornamos o atendimento em regime ambulatorial e de urgências. Somente neste sábado foram realizados cinco exames de alta complexidade. Pretendemos disponibilizar os atendimentos três vezes por semana”, disse.
Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, a oferta de novos serviços no Bico do Papagaio é motivo de comemoração. “Ficamos felizes em levar uma saúde pública de qualidade a todos os tocantinenses. Esta é uma preocupação do governador Wanderlei Barbosa e seguimos trabalhando para trazer resultados para a população”, afirmou o gestor, acrescentando que “a contratação de profissionais, a compra de equipamentos, cada paciente atendido, cada exame feito e cirurgia realizada é fruto do trabalho de toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde, a quem agradecemos os esforços”.
Colonoscopia
É um exame que usa técnica semelhante à da endoscopia, que entretanto, analisa principalmente o intestino grosso com o objetivo de diagnosticar infecções e tumores e investigar alterações ao longo do intestino grosso e no final do intestino delgado. A Colonoscopia também possibilita a retirada de tecido para biópsia e a realização de procedimentos simples, como a polipectomia (remoção de pólipos intestinais).
Equipe iniciou os atendimentos neste sábado, 15
Cinco pacientes realizaram exames de colonoscopia em Augustinópolis.
Laiany Alves/Governo do Tocantins