O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), participou, nessa terça-feira, 14, de uma reunião com representantes da empresa Mosaic Fertilizantes para apresentar as oportunidades oferecidas pelo Estado para quem deseja investir na região.
Além do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, também participaram da reunião o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café; o diretor da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Jorge Couto; o secretário executivo de Gestão Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Marco Antônio de Menezes; e o diretor de Tributação da Sefaz, Wagner Pio. Representando a Mosaic Fertilizantes, participaram o diretor de Relações Governamentais e Sustentabilidade, Antônio Josino Meirelles; o diretor de Projetos Especiais, Henrique Oliveira; e a gerente de Licenças Ambientais, Nayana Silva.
A multinacional, com sede em Tampa, na Flórida (EUA), atua em vários países, e no Brasil conta com seis minas de fosfato e uma de potássio atuando nos principais mercados do agronegócio no ramo da mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e especialidades.
Na ocasião, a empresa anunciou a implantação de uma unidade de mistura e o armazenamento de fertilizantes no Tocantins, no município de Palmeirante. A unidade será construída dentro da área do Terminal Integrador da VLI.
Na oportunidade, o diretor Antônio Josino, explicou que a Mosaic vem abraçando o desafio de entregar um produto de qualidade, com responsabilidade social e sustentabilidade.
“É muito importante esse diálogo que estamos iniciando, a Mosaic é uma empresa que não é nova no Brasil mas, nos últimos cinco anos, vem intensificando a sua presença. Somos a maior produtora nacional de fertilizantes e uma das maiores importadoras, o que garante a segurança para o produtor brasileiro”, destacou o diretor.
De acordo com o diretor Henrique de Oliveira, a previsão para início da operação da empresa é para o primeiro semestre de 2025.
“No último dia 13, protocolamos o processo no Naturatins e estamos aguardando a liberação para iniciarmos a construção. Nossa expectativa é iniciar no mês de maio, com previsão de finalizar as obras em dois anos e entrarmos em operação no primeiro semestre de 2025, gerando 300 novos postos de trabalho na região e com previsão de investimento de R$ 400 milhões”, reforçou Henrique.
O secretário Jaime Café reforçou o compromisso do Governo do Tocantins em ofertar infraestrutura de qualidade para facilitar o acesso aos portos secos de norte a sul do Tocantins.
“O Estado vive um momento muito importante no setor produtivo. Recebemos com muito entusiasmo a notícia desse investimento, pois é um produto de extrema necessidade para toda a região. Sabemos da qualidade do produto de vocês e isso vem ao encontro do que estamos buscando para atender a demanda existente”, afirmou.
Para o gestor da Sics, Carlos Humberto Lima, o Governo tem o compromisso de dar apoio a quem gera emprego, oferecendo segurança jurídica e política para os investidores fazerem os aportes.
“O Governo do Tocantins segue atuando com convergência entre as Pastas para garantir maior agilidade no atendimento às demandas dos investidores. Trazer transparência aos processos e executar políticas públicas eficazes para a criação de um ambiente propício para novos investimentos é a nossa missão. O Tocantins tem no agronegócio sua grande vocação e essa é a principal porta de entrada para a industrialização”, frisou.
Edição: Thâmara Cruvinel
Revisão Textual: Marynne Juliate
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com