A Grã-Bretanha está montando uma força-tarefa global para se preparar para o primeiro contato com alienígenas. O doutor John Elliott está liderando o esforço para criar um protocolo mundial para mensagens de extraterrestres. Ele disse: “Vamos receber uma mensagem alienígena? Não sabemos. Também não sabemos quando isso vai acontecer. Mas sabemos que não podemos estar mal preparados – cientificamente, socialmente e politicamente – para um evento que pode se tornar realidade.”
A nova unidade de pesquisa, conhecida como Centro de Pós-Detecção SETI, reúne especialistas jurídicos, éticos e filosóficos de todo o planeta. Os membros estão baseados em St. Andrews, perto de Fife, e montaram um plano para nos guiar pelos meses após nosso primeiro contato com seres alienígenas inteligentes. Tal unidade de pesquisa cobrirá questões tais como tratá-los sob os códigos legais e de direitos humanos.
Elliott, da Universidade de St. Andrews, passou anos pesquisando como interpretar sinais do espaço sideral. Ele pretende usar a estrutura das mensagens para entender quais informações elas contêm. Ele acrescentou: “Um dos grandes debates é: se recebermos um sinal, responderemos? Isso não está resolvido.” Se o sinal for recebido, é provável que seja em breve, acredita o especialista.
Michael A. Garrett, da Universidade de Manchester, falou do relatório do governo dos Estados Unidos e disse que o mundo está mais perto de descobrir seu primeiro contato e “real descoberta científica” de alienígenas. Ele acredita que, se algo interessante estiver por aí, saberemos muito em breve. Até agora, porém, boa parte dos avistamentos relatados eram vídeos de baixa qualidade ou eram objetos voadores identificáveis, como balões meteorológicos ou até drones pilotados por pessoas no solo. Mas e os sem explicação?
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com