A equipe do Hemocentro Coordenador de Palmas estará nesta quinta, 9, e sexta-feira, 10, das 13 às 22 horas, e no sábado, 11, das 10 às 14 horas, no Capim Dourado Shopping, em Palmas, para realizar um cadastro de candidatos à doação de medula óssea. A ação faz parte da Campanha Fevereiro Laranja, mês de combate à leucemia, e tem como objetivos conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce da doença, reforçar a importância da doação de medula óssea e aumentar o número de cadastros.
Para se cadastrar, o candidato deve ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue e não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).
No momento do cadastro, o candidato à doação deverá apresentar um documento oficial com foto e preencher um formulário com suas informações pessoais. Será necessária a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para testes de tipificação HLA, um exame de compatibilidade. Esses dados serão inseridos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, em caso de identificação de compatibilidade com um paciente, o doador é contatado para realizar outros testes.
“No Brasil, a possibilidade de compatibilidade entre irmãos é de 25 a 30%, mas as chances de encontrar um doador compatível entre não aparentados, ou seja, pessoas que não são da mesma família, diminuem muito sendo apenas de uma a cada 100 mil pessoas cadastradas, por isso a importância de realizar o cadastro”, explica a responsável pelo setor de Captação de Doadores de Palmas, Robéria Fernandes.
“Nós sabemos o quanto o cadastro é importante e, por isso, nós apoiamos e trouxemos uma parte do Hemocentro do Tocantins para dentro do nosso espaço para que muitas outras pessoas entendam o quanto é simples o procedimento e que pode salvar vidas”, explica a gerente de Marketing do Capim Dourado Shopping, Lorena Machado, acrescentando que “aqui no Capim Dourado Shopping passam milhares de pessoas todos os dias e trazer essa ação do hemocentro significa, para nós, dar visibilidade para a importância do ato de doar medula óssea”.
Como é realizada a doação de medula óssea?
A coleta das células-tronco hematopoéticas é realizada em centros de transplante ou hemocentros públicos ou privados de todo o país autorizados pelo Ministério da Saúde e existem duas maneiras de obter estas células.
Por punção, o procedimento ocorre em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas. As células são coletadas através de punções na região pélvica posterior (osso do quadril) e dura cerca de 90 minutos.
Na doação por aférese, as células são coletadas diretamente da corrente sanguínea, através de um procedimento de aférese que dura cerca de 3 a 4 horas, mas, neste caso, o doador deverá receber uma medicação por cinco dias para estimular as células-tronco.
Edição: Caroline Spricigo
Revisão Textual: Marynne Juliate
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com