Em mais uma ação para dar celeridade no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que aguardam por um procedimento cirúrgico, o Governo do Tocantins realizou, dia 14, no Hospital e Maternidade Irmã Rita (HMIR), em Arapoema, um mutirão de cirurgias. Dez pacientes foram beneficiados com cirurgias gerais, por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins. Do total, seis pacientes estavam na fila de espera do Hospital Regional de Araguaína (HRA).
Segundo a diretora-geral do HRA, Wal França, a ação traz “mais integralidade e saúde. Melhoramos o fluxo para melhor atender os pacientes que estão aguardando na fila de cirurgia eletiva”.
A diretora-geral do HMIR, Mariana Coppo, vê a união das unidades como positiva. “É o apoio logístico e de recursos humanos das duas unidades hospitalares em prol do atendimento especializado e humanizado aos pacientes”.
Os dez procedimentos cirúrgicos foram de colecistectomia e hernioplastia, realizados pelo cirurgião torácico, Hugo Weysfield Mendes.
“O espaço físico do hospital é muito bom e eu só tenho a agradecer e parabenizar as pessoas que tiveram essa iniciativa. Graças a Deus fui atendido e, agora, é só esperar a total recuperação”, afirmou o paciente Luiz Sérgio.
Projeto Opera Tocantins
O projeto Opera Tocantins, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi criado pela Lei n° 3.369/2018, para dar mais agilidade nas cirurgias eletivas.
Edição: Alba Cobo
Revisão Textual: Marynne Juliate