O Hospital Regional de Araguaína (HRA) iniciou o Acolhimento Estudantil, de acadêmicos de Enfermagem (enfermeiros e técnicos) e Medicina, que irão estagiar na unidade hospitalar, em 2023. Durante o encontro, acadêmicos participaram de dinâmicas e receberam orientações sobre temas indispensáveis no ambiente de trabalho, como o cuidado com as mãos para evitar infecções e descarte correto de resíduos.
No evento coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), estiveram alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e do Unitpac e na segunda-feira, 06, a partir das 14 horas haverá novo acolhimento.
De acordo com a enfermeira do NEP, Sandra Helena “é muito importante estas orientações visto que, o estágio supervisionado será nos próximos dias, o campo de trabalho. Todos precisam saber dos fluxos da unidade, bem como os cuidados que devem ter desde o crachá até o atendimento aos pacientes”.
A enfermeira especialista em infecção hospitalar, Fernanda Feltrim, levou informações importantes como o uso correto de lavar as mãos para evitar infecções hospitalares. “A má higienização está entre a maior causa de infecções e em ambiente hospital, o cuidado deve ser redobrado”.
O NEP do HRA e os preceptores de estágio irão acompanhar os alunos durante todo o período que estiverem na unidade.
“A programação foi muito esclarecedora, fomos bem acolhido, pois sou técnica de enfermagem, trabalho na área e sei da rotina. Gostei muito da parte que falou dos equipamentos de proteção individual. É uma forma de lembrarmos das aulas de biossegurança entre outros citados na apresentação”, afirmou a acadêmica de Enfermagem do Unitpac, Samara Pereira Alves.
Gláucia Mendes/Estado do Tocantins