Que atire a primeira pedra quem nunca viu alguém mais velho (a) usando o leite de rosas para limpar a pele do rosto. Por vezes, influenciados pelos mais antigos, até os mais jovens já tiveram esse hábito.
Mas afinal, você sabia que o leite de rosas definitivamente não pode ser usado na pele do rosto? Por que?
Fique com a gente que ao longo deste artigo vamos explorar melhor essa temática.
Compreendendo a composição do leite de rosas
O leite de rosas é, na verdade, um desodorante.
É isso mesmo que você leu. O leite de rosas é um composto de álcool, água e diversos componentes como óxido de zinco, sorbitol, cloreto de benzalcônio e digluconato de clorexidina. Essas substâncias antissépticas eliminam bactérias boas e desregulam o sistema imunológico da pele, exatamente a mesma função que os desodorantes possuem para acabar com o mau odor.
Quando utilizado no rosto, no entanto, o leite de rosas pode trazer esse desequilíbrio para uma região que é naturalmente muito mais sensível, ocasionando até mesmo alergias ou irritações na face.
Quer saber o que acontece ao utilizá-lo na pele do rosto? Olha só:
- Desidratação na pele da região, o que se dá pela sua alta concentração de álcool na composição;
- Acelera e estimula o envelhecimento, tanto pela alta concentração de álcool como pela utilização de demais compostos anti sépticos agressivos nessa área tão sensível;
- Abre os poros e aumenta a oleosidade da pele;
- Pode causar irritações profundas na pele e, inclusive, estimular quadros de alergias.
Bons motivos para abandonar de vez esse hábito e convencer sua mãe ou avó a fazer o mesmo, certo?
Caso você tenha esse produto em casa não precisa parar de utilizá-lo, mas faça esse uso apenas em locais permitidos, como nas próprias axilas, por exemplo, onde ele cumpre seu papel como desodorante. Para o rosto, prefira produtos adequados e regulamentados para manter a pele saudável e bem cuidada.