Com foco no atendimento humanizado, a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)/Programa Melhor em Casa, desenvolvido pela equipe do Hospital Geral de Palmas (HGP), vem fazendo a diferença para 152 pacientes assistidos na cidade de Palmas. A iniciativa leva atendimento multidisciplinar às pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias. Dentre as patologias dos pacientes estão: alzheimer, cirurgia vascular, cuidados paliativos, neurológicos e trauma raquimedular (TRM).
“O objetivo é garantir a continuidade dos cuidados à saúde, possibilitando a desospitalização segura de pacientes que se encontram internados nos serviços hospitalares, além de evitar também hospitalizações desnecessárias de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde. Além da rotatividade dos leitos um cuidado no aconchego da família que faz a diferença para o paciente” explicou a coordenadora pelo serviço, Maria das Graças Rios.
A responsável ressalta ainda, que “também oferecemos pacientes de alta dependência, com uso de ventilação mecânica. Atualmente, prestamos assistência a 10 pessoas nesta condição”, acrescentou.
A EMAD é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem e mais uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP).
Maria do Livramento é mãe de um paciente pediátrico que recebe os cuidados em casa. “Este serviço tem mudado totalmente nossas vidas. Antes eu tinha que levar meu filho ao hospital toda semana. Hoje os profissionais realizam a visita à minha casa. Me sinto aliviada em saber que meu filho está bem. Eu tiro algumas dúvidas e eles me orientam. Muito bom este atendimento humanizado. Todos os profissionais da equipe me passam tranquilidade”, afirmou.
O paciente Elton Alves recebe o suporte do EMAD há quatros anos e conta como está sua rotina. “Evita não ter necessidade de me hospitalizar no HGP. O serviço é essencial para cuidar da minha saúde e toda equipe é atenciosa”, relatou.
Cuidado e carinho
A médica pediatra Camila Rosa Bezerra enfatiza que “fazer parte desta equipe do EMAD é gratificante. Atender os pacientes no domicílio, contribuir com a melhora clínica de cada um e ajudar a família com os cuidados. É uma relação médico paciente que envolve muito carinho, muito cuidado, e criamos um vínculo muito intenso, que colabora com a evolução do paciente”, concluiu.
O acesso
Para que o paciente possa ser admitido no serviço, é necessária sua prévia concordância e de seu familiar ou de seu cuidador, com assinatura de termo de esclarecimento e responsabilidade, além da solicitação do médico que o assiste no hospital. Caso o usuário esteja em casa e necessite de acompanhamento é necessário levar ao hospital a solicitação do médico da unidade Básica de Saúde (UBS) e da família que presta assistência ao paciente. Para mais informações, podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou ligar no telefone 3218-1059.
Por Luciana Barros/Governo do Tocantins