EDITORIAL
Por: Kaká Lucena
A visita do deputado federal Nícolas Ferreira (PL), o mais votado do Brasil em 2022, quando conquistou quase um milhão e meio de votos por Minas Gerais e acumulou mais de 12 milhões de seguidores, causou rebuliço em Palmas, capital do Tocantins, na tarde desta terça-feira, 1º de outubro. A visita aconteceu a menos de cinco dias da eleição do primeiro turno para a disputa à prefeitura, onde alguns institutos de pesquisa apontam a candidata Janad Valcari, também do PL, como a favorita dos palmenses para vencer já no primeiro turno.
A ida de Nícolas a Palmas, segundo informações, foi intermediada pelo senador Eduardo Gomes, que, por sua vez, “navega em céu de brigadeiro em Brasília”. Gomes, que pertence ao mesmo partido, articulou a vinda do parlamentar e influencer.
O evento, como esperado, girou em torno da grande liderança de Nícolas (o que foi confirmado), especialmente entre os jovens e seguidores palmenses.
Alguns pontos devem ser considerados em eventos políticos como esse, onde é preciso uma análise mais objetiva e direta. Nícolas é um jovem de apenas 26 anos que saiu de vereador e, em pouco tempo, alcançou o posto de deputado federal, sendo o mais votado em 2022, com um forte discurso em defesa do governo Bolsonaro. Seus ideais são bastante claros, e isso não foi diferente no evento realizado na ATM (Associação Tocantinense de Municípios), onde estava presente a candidata à prefeitura Janad Valcari, do PL, com o número 22.
Contudo, é importante entender o contexto dessa herança deixada pelo governo de direita, ao qual Nícolas está associado, e a nova juventude, que, em parte, se alinha à esquerda. O encontro desta terça-feira, dia 1º, mostrou que essa divisão ideológica entre jovens de direita e esquerda não está tão distante. Além disso, revelou que Nícolas e Janad estão bem alinhados quando se trata da gestão pública.
Ambos saem fortalecidos por defenderem uma nova safra de políticos que não podem se dar ao luxo de errar, pois carregam consigo a responsabilidade de representar uma nova geração na política brasileira.