Os rins são responsáveis pela limpeza das impurezas e toxinas do corpo humano. E na segunda quinta-feira do mês de março é celebrado o Dia Mundial do Rim. A data tem o objetivo de conscientizar sobre o risco das doenças renais e a importância da prevenção destas enfermidades.
“O Dia Mundial do Rim é um evento que ocorre, anualmente, e como o próprio nome diz é um movimento mundial de conscientização da doença renal crônica. Essa ação ocorre já há mais de uma década com o intuito de divulgar essas doenças”, explica o nefrologista Juliano Mundim, que atua no Hospital Geral de Palmas (HGP).
O servidor da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) afirma ainda que essas doenças são silenciosas e acometem cada vez mais pessoas. “Hoje temos mais de 200 mil pacientes em tratamento dialítico, e com o envelhecimento da população brasileira a tendência é de que esse número só aumente”. Segundo o médico, as duas causas mais prevalentes da doença renal crônica são o controle ineficaz do diabetes e depressão alta.
Rins e as doenças renais
Os rins são extremamente importantes para a saúde humana e tem entre suas funções regular a água e manter o equilíbrio das substâncias minerais; limpar todas as impurezas e toxinas do corpo; liberar hormônios para manter a pressão arterial e regular a produção de células vermelhas no sangue e ativar a vitamina D.
As principais causas da insuficiência renal aguda são a desidratação, excesso de diuréticos, obstrução renal, insuficiência cardíaca grave, entre outras.
Prevenção e tratamento
Para prevenir as enfermidades renais é necessário realizar uma dieta com baixa ingestão de sal e de açúcar; controlar seu peso; ingerir água regularmente; exercitar-se; conhecer o histórico de doenças da família; realizar avaliação médica anual; não fumar; além de realizar o uso de bebidas alcoólicas com moderação.
O Governo do Tocantins disponibiliza aos tocantinenses, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o serviço de hemodiálise, via empresas credenciadas, nas cidades de Araguaína, Gurupi e Palmas. São disponibilizadas 117 cadeiras, com capacidade para o atendimento de até 702 pacientes.
No momento, está em andamento um novo processo de credenciamento para a oferta de serviços de hemodiálise, com a previsão de 131 cadeiras e pela nova contratação proporcionará o aumento da oferta do serviço, inclusive em cidades de até 100 km dos limites do estado do Tocantins.
Edição: Caroline Spricigo
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com