Após uma batalha de 25 minutos, o pescador britânico Andy Hackett pegou uma carpa colossal, apelidada de “A Cenoura”, que pesava impressionantes 30 quilos. Acredita-se que o peixe gigante seja o segundo maior de seu tipo já capturado, de acordo com a BlueWater Lakes, a pesca na região francesa de Champagne, onde o gigante vive.
Com sua impressionante cor laranja, a enorme criatura parecida com um peixe dourado se destaca facilmente enquanto nada abaixo da superfície da água. A cenoura, no entanto, provou ser um desafio para pegar.
“Com peixes normais, você luta para vê-los se estiverem logo abaixo da superfície, mas a Cenoura é obviamente laranja brilhante, então você não pode perder”, disse Hackett à BBC. “É um peixe muito procurado, poucas pessoas o pegaram, é bastante esquivo”.
BlueWater Lakes oferece aos pescadores um local privado para tentar puxar um de seus muitos peixes pesando mais de 22,5 kg – e alguns até mais de 40 kg. “Colocamos A Cenoura há cerca de 20 anos como algo diferente para os clientes pescarem. Desde então, ele cresceu e cresceu, mas não sai com frequência”, disse o gerente de pesca Jason Cowler ao Daily Mail. “Não é o maior residente no lago, mas de longe o mais notável”.
Depois que Hackett puxou Cenoura e a pesou, ela foi solta de volta no lago. A pesca tem uma regra de “não retenção” estabelecida, de modo que os pescadores nunca carregam o peixe para a terra.
A equipe BlueWater também observou em sua página no Facebook que os peixes são tratados por quaisquer ferimentos antes de serem soltos de volta na água.
A pescaria monitorou o crescimento da Cenoura com bastante frequência, já que ela foi puxada nove vezes por pescadores na última temporada. Depois de quebrar a marca de 27 quilos pela primeira vez em fevereiro, a carpa nadou livre por nove meses até que Hackett a puxou para fora.
Peixinho dourado cada vez maior
O peixinho doméstico médio pesa menos de meio quilo, mas a espécie pode atingir proporções muito maiores em circunstâncias variadas.
Se dado muito espaço, com a dieta adequada e condições de água, as espécies de carpas, incluindo peixinho dourado e koi, têm potencial para uma grande quantidade de crescimento, o que explica o tamanho impressionante da Cenoura.
Freqüentemente, os maiores peixes dourados encontrados são animais de estimação indesejados que foram soltos na natureza por seus donos. Animais descartados podem impactar negativamente o delicado equilíbrio de um habitat natural.
Peixes dourados invasivos do tamanho de uma bola de futebol foram encontrados em um lago em Burnsville, Minnesota, em julho de 2021, resultando em autoridades municipais implorando aos residentes que não soltassem seus animais de estimação aquáticos no lago, pois poderiam prejudicar o meio ambiente local.
“Uma carpa de 70 libras é um peixe realmente grande e impressionante”, disse o Dr. Zeb Hogan, biólogo pesquisador da Universidade de Nevada, Reno, e ex-apresentador do programa “Monster Fish” no National Geographic Channel. “Na verdade, existem diferentes tipos de carpas que são parentes do peixe dourado, que ficam muito grandes, que são encontrados na Europa e na Ásia – alguns dos quais podem chegar a cerca de 500 libras”.
O crescimento observado nesses peixes robustos é chamado de crescimento indeterminado, uma condição na qual os animais crescem rapidamente quando jovens e continuam a aumentar de tamanho após atingirem a idade adulta, de acordo com Hogan. “Eles continuam crescendo, quanto mais vivem”, disse Hogan. “Ele continuará crescendo e ficando maior, e talvez em alguns anos alguém o pegue e fique ainda maior”.
A equipe de pesca disse no Facebook que Cenoura está “em excelente estado de saúde e condição” e pode até viver por mais 15 anos ou mais. “Que seu estrelato continue por muito tempo”, acrescentou a equipe.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com