Você sabia que o Brasil é um dos cinco países que lideram o volume de vendas de chocolate no varejo? Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o país está atrás apenas dos Estados Unidos, Rússia, Alemanha e Reino Unido. Além de ser um grande consumidor, o país também exporta o produto para mais de 140 países.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse produto é tão amado que existe um dia só para ele: em 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. Para falar sobre essa delícia, o Receitas conversou com a nutricionista Laura Hofmeister, que falou sobre os benefícios do chocolate e sobre por que gostarmos tanto desse alimento. Confira a seguir:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por que amamos chocolate?
Segundo Laura Hofmeister, o consumo de chocolate pode estimular a produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Isso porque o cacau, matéria-prima do chocolate, é fonte de triptofano, um aminoácido que atua na produção de serotonina.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com a nutricionista, outros fatores influenciam no nosso amor pelo chocolate: “Além disso, existem os fatores emocionais e afetivos que estão atrelados ao consumo de chocolate e que também contribuem pra a felicidade que associamos a esse alimento, já que chocolates estão muito relacionados a momentos de celebração, de conforto e de prazer“, explica Laura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Comer chocolate faz bem? Veja os benefícios do alimento para a saúde
Os benefícios do chocolate são provenientes do cacau, como explica a nutricionista Laura: “O cacau tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Por isso, a porcentagem de cacau e qualidade do chocolate fazem tanta diferença no valor nutricional do chocolate: quanto maior a quantidade de cacau e maior a qualidade de produção do chocolate, mais as propriedades nutricionais são preservadas”. Portanto, você terá mais benefícios se consumir chocolate com porcentagens maiores de cacau e com menos açúcar. Mas a nutricionista também ressalta que:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Como saúde vai muito além de saúde física, e alimentação saudável vai além de nutrientes, também podemos considerar os benefícios para a saúde emocional, social e cultural que o consumo de chocolate pode trazer.”⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ou seja: o chocolate pode fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável. Mas e as quantidades? Existe alguma ideal para se consumir? Essas são sempre muito individuais e difíceis de serem generalizadas, como afirma Laura: “Talvez valha mais a pena focar em comer o chocolate com atenção e consciência do que focar em calcular cada grama consumido. O melhor momento seria aquele em que de fato estamos com uma vontade real e vamos comer curtindo a experiência e saboreando cada mordida”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Do ponto de vista nutricional, a profissional explica que comer logo após uma refeição ou junto a outros alimentos com um bons teores de proteínas e fibras pode ser interessante para equilibrar o carboidrato presente no chocolate e manter os níveis de glicemia no sangue estáveis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fonte: Globo
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀