A Delegacia Regional da Adapec de Taguatinga promoveu nesta terça-feira, 25, no município de Combinado, na região sudeste do Tocantins, palestras para incentivar a vacinação contra a febre aftosa e sobre a retirada da vacinação a partir de 2023. Cerca de 150 pessoas entre produtores rurais, autoridades regionais, empresários e médicos veterinários da iniciativa privada da região prestigiaram o evento.
O vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, reforçou que a vacinação do rebanho contra a aftosa nesta última etapa da campanha e a vigilância são fatores importantes para valorizar ainda mais a pecuária tocantinense. O gestor também destacou a importância do agronegócio naquela região para a economia do Estado. “Esta é uma região que possui uma grande força no agronegócio, principalmente na pecuária, e estamos aqui para reconhecer o esforço dos produtores rurais e de todos os envolvidos na cadeia produtiva da pecuária,” pontuou.
O prefeito de Combinado, Lindolfo do Prado Neto, e o prefeito de Novo Alegre, Fernando Pereira Gomes, também participaram do evento. “Quero agradecer a parceria do Governo do Estado por meio da Adapec, que está aqui para trazer informações importantes sobre a campanha de vacinação da aftosa e a sua retirada, esclarecendo dúvidas dos produtores rurais e de todos que atuam no agronegócio nesta região,” pontuou o prefeito Lindolfo do Prado.
Palestra sobre a retirada da vacinação contra aftosa
A palestra sobre a retirada da vacinação contra febre aftosa foi conduzida pelo responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires.
Durante a palestra, ele explicou as regras desta última etapa da campanha de vacinação, que deve vacinar todos os animais das propriedades, que permanecerão com as mesmas obrigatoriedades de declaração da vacina e as sanções legais em caso de não vacinação e não declaração.
Posteriormente, fez um panorama sobre a evolução do programa nacional estratégico de retirada da vacinação contra a febre aftosa no Tocantins, as ações já executadas pela Adapec, as medidas a serem executadas após a retirada que devem ser assumidas por todos e que estão previstas no Plano Estratégico. Na parte final da palestra muitos produtores rurais fizeram questionamentos e tiraram suas dúvidas sobre a retirada da vacina.
Veja outras notícias no tocantinsurgente.com