Jennifer Azevedo, tem 36 anos, é moradora de Palmas e esbanja amor próprio. É ela quem vai representar o Tocantins no concurso Miss Brasil Plus Size 2022, entre 12 e 16 de setembro, em Maceió. Em entrevista ao g1, a influenciadora falou sobre a aceitação, representatividade, comentários ofensivos e o sonho de desfilar na São Paulo Fashion Week: ‘Quero ser notada’.
Linda, confiante e agora, com uma faixa e uma coroa de miss na cabeça. O sorriso não cabe no rosto. É que o sonho de infância da influenciadora finalmente está ganhando forma.
“Eu falo que o sonho de miss é um sonho de menina. Toda menina sonha, é um sonho de princesa, a coroa, o vestido, a faixa. Sempre amei fotografar, desfilar. Aos 7 anos, fiz meu primeiro curso de modelo. Era bailarina quando menor, tudo isso envolve esse sonho”.
Para alguns, é mais um concurso de beleza. Já Jennifer encara como uma grande oportunidade de representar e influenciar milhares de mulheres Brasil afora.
“Esse concurso vai ser diferente. É o miss com mulheres que valem a pena conhecer, que tem histórias para contar, que vão ajudar na vida de outras pessoas. Eu já sinto o peso de representar o meu estado e de ser a representante de uma causa maior”.
A moradora de Palmas conta que se surpreendeu quando foi convidada pela organização para participar do concurso. Durante os dias do evento, as candidatas terão que mostrar toda a beleza, simpatia e habilidade nos desfiles com traje típico, roupas de banho e de gala. Além disso, as candidatas participarão de entrevistas ao vivo, ensaios fotográficos e workshops.
“Estamos tendo mentorias semanais com orientações sobre passarela e postura. Também tenho estudado mais sobre as minhas causas, conversado com outras mulheres e cuidado mais da minha beleza”, disse sorrindo.
Faltando um mês para o início do evento, a ansiedade toma conta da Miss Plus Size Tocantins. Dias atrás, ela se produziu para tirar as fotos oficiais e já sentiu o peso da coroa.
“Eu fui fazer as fotos oficiais e a ansiedade estava a mil. Na hora que eu coloquei a coroa, foi um peso. Eu falei: ‘Meu Deus, não tem como voltar atrás, agora é foguete, é só para frente’. Foi uma sensação de responsabilidade grande, a ansiedade está batendo na porta”.
Amor próprio
Ao contrário de muitas mulheres, Jennifer não precisou passar pelo processo de aceitação. Ela lembra que desde muito nova aprendeu a amar o seu jeito e as próprias curvas.
“Toda mulher gorda tem um olhar da sociedade virado para ela. Eu sempre tive um ponto positivo porque eu sempre me amei. É surreal, é fora da realidade, as pessoas que convivem comigo sabem que nunca deixei de usar biquíni por conta do meu corpo, nunca deixei de usar roupa, nunca deixei de ir para algum lugar, eu nunca tive isso”.
Apesar da autoestima elevada e do amor próprio, a miss confessa que eram comuns comentários ofensivos direcionados a ela.
“Eu sempre ouvia comentários, como: ‘Quem é fulana? Aquela gorda?’ Algumas pessoas falavam para o meu esposo, quando namorávamos: ‘Como você namora com uma menina gorda?’. Mas graças a Deus isso nunca me afetou, sempre tive apoio da família, minha mãe sempre me colocou para cima, para cantar, para dançar, para participar, sempre falava que eu era linda. Essa base é importante”.
Jennifer nasceu em Anápolis (GO) e já morou no Pará e em Minas Gerais. Há 14 anos se mudou para o Tocantins. Trabalhou em lojas de roupas, até que pediu demissão e resolveu trilhar o seu próprio caminho. Atualmente, investe na carreira de modelo e influenciadora digital.
Recentemente, participou da campanha de uma loja em Palmas e o projeto abriu portas. Ela passou a fazer parcerias com outras empresas. Nas redes sociais busca contribuir com informações sobre as tendências no mundo da moda.
“Já tem alguns anos que o mercado plus tem crescido grandemente e isso nos ajuda. Quando as mulheres se aceitam, empresários começam a entender que precisam fabricar roupas ideais para essas mulheres. Nós gostamos de moda, queremos usar cores, não apenas o preto. Queremos viver essa moda atual, isso fez com que o mercado desse uma acelerada”
A esperança é que concursos como esse valorizem as modelos plus size. O sonho de Jennifer é brilhar ainda mais e, quem sabe, espalhar beleza, autoestima e amor em desfiles nacionais.
“Já pensou em me ver desfilando na São Paulo Fashion Week? Temos que jogar longe, é uma oportunidade, o mercado está aí, eu quero ser notada porque se eu for notada, o estado do Tocantins vai ser olhado e eu vou levar mais meninas comigo”, finalizou.
Fonte: G1 Tocantins